Vereadores de Jerumenha votam e aprovam novas leis em defesa de crianças e idosos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Por Gleison Fernandes.

Durante sessão legislativa realizada na noite de sexta-feira, 11 de abril, a Câmara Municipal de Jerumenha aprovou dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo, voltados ao fortalecimento das políticas públicas para públicos prioritários no município.

O primeiro, Projeto de Lei nº 05/2025, altera a Lei Municipal nº 147/2012 e dispõe sobre a regulamentação do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). A proposta define diretrizes para o funcionamento do fundo, a destinação de recursos, a participação de entidades representativas da sociedade civil e a articulação com os órgãos públicos que integram a rede de proteção à infância e adolescência, em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Vereadores de Jerumenha votam e aprovam novas leis em defesa de crianças e idosos

Já o Projeto de Lei nº 06/2025 institui a Política Municipal do Idoso, com base na legislação federal, e cria o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. O texto estabelece princípios fundamentais como o respeito à dignidade, a não discriminação, o direito à convivência familiar e comunitária, à saúde, à educação e ao envelhecimento ativo. A proposta também reforça o dever do poder público, da sociedade e da família na promoção da inclusão e proteção dos idosos.

O presidente da Câmara, vereador José Osmar, afirmou que os projetos foram aprovados por unanimidade e representam avanços importantes na consolidação das garantias legais e sociais para crianças, adolescentes e idosos no município.

Projetos aprovados

  1. Projeto de Lei nº 05/2025 – de 18 de março de 2025
    Altera a Lei 147/2012 e regulamenta o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), definindo diretrizes, abrangência e formas de atuação da rede de proteção, incluindo participação da sociedade civil.
  1. Projeto de Lei nº 06/2025 – de 11 de abril de 2025
    Dispõe sobre a política municipal do idoso, cria o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e estabelece princípios e garantias para assegurar os direitos dessa população no município.
Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...

Deputados aprovam pedido de empréstimo de US$ 600 milhões do Governo do Piauí

Segundo a justificativa do Executivo, o valor será utilizado na reestruturação da dívida estadual. A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)...

Sala do Empreendedor de Jerumenha é certificada com Selo Ouro pelo SEBRAE

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Jerumenha foi certificada com o Selo Ouro de...
spot_img

Veículos com mais de 20 anos de uso não vão pagar mais IPVA

Emenda constitucional foi promulgada nesta terça-feira O Congresso Nacional promulgou hoje (9) a Emenda Constitucional 137/25 que isenta veículos com...

Como o refrigerante sem açúcar pode prejudicar sua Dieta e metabolismo

Pesquisa associa consumo de bebidas adoçadas artificialmente à esteatose hepática; especialista explica como a 'compensação calórica' atrapalha a perda...
spot_img

Posts Recomendados