Ciro pode disputar a vice-presidência do Brasil e lançar Joel ou Margarete na corrida pelo Senado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Por Gleison Fernandes.

O senador piauiense Ciro Nogueira (Progressistas) vem articulando nos bastidores um novo caminho político com foco nas eleições de 2026. Com uma trajetória de 34 anos no Congresso Nacional, Ciro trabalha para fortalecer o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como principal candidato da oposição à Presidência da República.

Paralelamente, o senador tem buscado convencer os governadores Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) a disputarem o Senado, estratégia que visa abrir espaço na chapa para a indicação do nome à vice-presidência. Com esse movimento, Ciro poderá abrir mão da reeleição ao Senado e apoiar um aliado de confiança para a disputa da vaga: a ex-deputada federal Margarete Coelho ou o ex-senador Joel Rodrigues.

Caso avance em direção à disputa nacional, Ciro Nogueira deverá concentrar esforços na transferência de seu capital político e do apoio de prefeitos aliados no Piauí para o nome que vier a ser indicado, enfraquecendo ainda mais a oposição local.

Nesse cenário, a chapa governista ganha fôlego para tentar conquistar as duas vagas em disputa no Senado. As articulações indicam a provável reeleição do senador Marcelo Castro (MDB) e o fortalecimento da candidatura do deputado federal Júlio César (PSD), ambos amparados pelo apoio do governador Rafael Fonteles.

A possibilidade de Ciro integrar uma chapa presidencial como vice foi reforçada nesta segunda-feira (12) pelo deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas), em entrevista ao jornalista Gustavo Almeida. Segundo Arcoverde, o nome de Ciro é considerado estratégico para o campo de centro na política nacional.

“É sim [uma possibilidade real], porque o Ciro foi o grande articulador da federação entre União Brasil e o Progressistas. É um nome que comanda o centro dentro do Senado e da Câmara e é um nome político forte. Nós temos vários candidatos a vice-presidente, mas o nome do senador Ciro é o nome que transita muito bem dentro de todos os partidos de centro, e o centro hoje é o equilíbrio na Câmara dos Deputados”, destacou o parlamentar.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Justiça mantém prisão domiciliar e afastamento da vereadora Tatiana Medeiros de suas funções na Câmara

Decisão unânime mantém tornozeleira eletrônica e impede retorno da parlamentar ao cargo; julgamento deve ser concluído apenas em 2026. A...

Câmara de Jerumenha aprova PPA, LOA e outros projetos do Executivo por unanimidade

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha realizou, na noite desta terça-feira, 16 de dezembro,...

Concurso Seduc: publicado edital com salários de R$ 5 mil para professor no Piauí; confira

As inscrições começam no próximo dia 22 de dezembro e vão até o dia 20 de janeiro de 2026. Foi...

Cerca de 73% dos professores serão beneficiados pelo novo Imposto de Renda da Pessoa Física

Pelo menos 1,5 milhão de docentes da educação básica terão mais renda disponível e cerca de 620 mil deixam...
spot_img

Brasil pode ter seu 1º lançamento orbital da história nesta semana

Nesta quarta (17), a empresa sul-coreana de serviços de lançamento de satélites, INNOSPACE, anunciou o reagendamento do lançamento de...

Júlio César recebe apoio de Lula e avança projeto ao Senado em 2026

Encontro no Planalto fortalece aliança com Rafael Fonteles e articulação da base no Piauí. O cenário político para as eleições...
spot_img

Posts Recomendados