Ciro pode disputar a vice-presidência do Brasil e lançar Joel ou Margarete na corrida pelo Senado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Por Gleison Fernandes.

O senador piauiense Ciro Nogueira (Progressistas) vem articulando nos bastidores um novo caminho político com foco nas eleições de 2026. Com uma trajetória de 34 anos no Congresso Nacional, Ciro trabalha para fortalecer o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como principal candidato da oposição à Presidência da República.

Paralelamente, o senador tem buscado convencer os governadores Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) a disputarem o Senado, estratégia que visa abrir espaço na chapa para a indicação do nome à vice-presidência. Com esse movimento, Ciro poderá abrir mão da reeleição ao Senado e apoiar um aliado de confiança para a disputa da vaga: a ex-deputada federal Margarete Coelho ou o ex-senador Joel Rodrigues.

Caso avance em direção à disputa nacional, Ciro Nogueira deverá concentrar esforços na transferência de seu capital político e do apoio de prefeitos aliados no Piauí para o nome que vier a ser indicado, enfraquecendo ainda mais a oposição local.

Nesse cenário, a chapa governista ganha fôlego para tentar conquistar as duas vagas em disputa no Senado. As articulações indicam a provável reeleição do senador Marcelo Castro (MDB) e o fortalecimento da candidatura do deputado federal Júlio César (PSD), ambos amparados pelo apoio do governador Rafael Fonteles.

A possibilidade de Ciro integrar uma chapa presidencial como vice foi reforçada nesta segunda-feira (12) pelo deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas), em entrevista ao jornalista Gustavo Almeida. Segundo Arcoverde, o nome de Ciro é considerado estratégico para o campo de centro na política nacional.

“É sim [uma possibilidade real], porque o Ciro foi o grande articulador da federação entre União Brasil e o Progressistas. É um nome que comanda o centro dentro do Senado e da Câmara e é um nome político forte. Nós temos vários candidatos a vice-presidente, mas o nome do senador Ciro é o nome que transita muito bem dentro de todos os partidos de centro, e o centro hoje é o equilíbrio na Câmara dos Deputados”, destacou o parlamentar.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

MDB articula Themístocles Filho na 1ª suplência do senador Marcelo Castro

Governador Rafael Fonteles já fez o acordo com a base aliada e o vice será indicação do PT. O MDB...

Votação no Senado sobre aumento de vagas na Câmara deve ser acirrada, avalia Júlio César

Parlamentar diz estar otimista quanto à manutenção das cadeiras do Piauí na Câmara dos Deputados. O Senado Federal deve votar...

IBGE abre seleção para 15 vagas de estágio em Teresina com bolsas de até R$ 1.100

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu seleção para 15 vagas de estágio em Teresina, destinadas a...

Rafael Fonteles abre o Seduckathon 2025, que levará 130 alunos da rede estadual à intercâmbios de tecnologia

Promovido pelo Governo do Estado, o evento é considerado a maior maratona estudantil de inovação do mundo O governador Rafael...
spot_img

Aumento de pena para abandono de idoso ou pessoa com deficiência vai à sanção de Lula

Com emendas do Senado, seguirá para sanção presidencial o projeto de lei que aumenta a pena para abandono de...

ANS limita reajuste a 6,06% nos planos de saúde individuais e familiares

Mudança tem validade de maio de 2025 até abril de 2026 para os contratos de mais de 8,5 milhões...
spot_img

Posts Recomendados