Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Confidencial: Lula reclama de vazamento de conversa com presidente chinês e Janja

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

De acordo com fontes que participaram da reunião, Janja teria pedido a palavra para falar sobre os efeitos nocivos da rede social chinesa Tik Tok e causou constrangimento. Lula assumiu autoria da pergunta, mas disse que Janja pode falar porque ‘não é cidadã de segunda classe’.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta terça-feira (13) o vazamento da conversa que teve com o presidente chinês, Xi Jinping, com a participação da primeira-dama, Janja da Silva, durante um jantar oficial em Pequim. Segundo Lula, o diálogo sobre o TikTok, que acabou sendo divulgado pela imprensa, era para ser confidencial e restrito aos participantes da comitiva.

Foto: EVARISTO SA / AFP

“A primeira coisa que acho estranha é como essa pergunta chegou à imprensa, porque estavam só meus ministros lá: o Alcolumbre e o Omar. Alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa que aconteceu em um jantar que era algo muito pessoal e confidencial”, afirmou Lula.

De acordo com fontes que participaram da reunião, Janja teria pedido a palavra para falar sobre os efeitos nocivos da rede social chinesa, destacando que o algoritmo do TikTok estaria favorecendo o avanço da extrema direita no Brasil.

Alguns membros da comitiva consideraram a postura da primeira-dama inadequada e desrespeitosa, especialmente porque o encontro não previa falas. Disseram também que a situação foi constrangedora e se tornou ponto negativo de uma viagem com resultados positivos para o Brasil.

Ainda segundo os relatos, Xi Jinping respondeu que o Brasil tem o direito de regulamentar ou até banir a plataforma se assim desejar.

Para Lula , não houve nenhuma manifestação desrespeitosa por parte da primeira-dama.

“Eu fiz uma pergunta ao companheiro Xi Jinping se era possível enviar para o Brasil uma pessoa da confiança dele para discutir a questão digital e, sobretudo, o TikTok”, explicou Lula.

Foi quando, segundo ele, Janja pediu a palavra e disse que, no Brasil, mulheres e crianças são alvo de ataques no Tik Tok.

Xi Jinping, segundo Lula, respondeu que o Brasil tem direito a fazer a regulamentação.

“A Janja pediu a palavra para explicar o que está acontecendo no Brasil em relação às mulheres e crianças.O presidente Xi disse que o Brasil tem o direito de fazer a regulamentação. Nós precisamos regulamentar”, contou Lula.

Janja não é ‘cidadã de segunda classe’

Lula afirmou que Janja tem pleno direito de participar das discussões e que entende mais de redes sociais do que ele próprio.

Ele afirmou que Janja pediu a palavra porque não é “cidadã de segunda classe”.

“O fato de minha mulher ter pedido a palavra se deve ao fato de que ela não se considera uma cidadã de segunda classe. Ela entende mais de rede social do que eu”, justificou.

Lula reforçou que a conversa foi natural e que o objetivo era discutir a regulamentação de plataformas digitais, um tema de interesse público e urgente.

“Não é possível que continuemos com as redes sociais cometendo os absurdos que cometem. Foi uma coisa normal, e ele [Xi] vai mandar uma pessoa especialmente para conversar conosco sobre o que podemos fazer nesse mundo digital”, disse Lula.

O presidente reiterou que não ficou incomodado com a atitude de Janja.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

ETA de Guadalupe passará por manutenção nesta quarta (9) e paralisação vai causar falta de água das 10h às 15h

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A cidade de Guadalupe enfrentará, nesta quarta-feira (9), uma interrupção temporária no fornecimento...

Criação do Procon em Guadalupe avança após reunião entre Jesse James, MPPI e Procon Estadual

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Guadalupe, Jesse James, participou nesta terça-feira, 8 de julho, de...

Nova pesquisa aponta recuperação de Lula com maior índice de aprovação do ano

Levantamento feito pela AtlasIntel mostrou que a avaliação de governo do presidente se manteve estável A aprovação do presidente Luiz...

Sancionada lei que cria nova classe na Polícia Civil do Piauí; salários chegam a R$ 28 mil

A nova legislação altera a Lei nº 7.767/2022 para incluir os vencimentos dessa classe inicial, com aplicação já a...
spot_img

Ribeiro Gonçalves: prefeito Agamenon Franco é acusado de suposta perseguição política por impedir empresário de realizar show

A procuradoria do município alega falta de requerimento solicitando o espaço público para realização do evento. O empresário Salviano Antunes,...

Feriado municipal em Floriano altera funcionamento do comércio nesta terça (08)

Consumidores devem verificar horários de funcionamento específicos com cada estabelecimento. Em comemoração aos 128 anos de emancipação política de Floriano,...
spot_img

Posts Recomendados