Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Lula diz a aliados que disputará 2026: “Só perco para mim mesmo”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Interlocutores veem declaração como recado direto ao partido e aos adversários de centro-direita.

A sucessão presidencial de 2026 já começa a movimentar os bastidores de Brasília. Crescem entre parlamentares do centro e da direita as especulações sobre uma eventual desistência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seja por conta do desgaste político do governo, seja em função da idade. Aos 79 anos, Lula, no entanto, tem deixado clara sua disposição de disputar um novo mandato. “Vou disputar 2026. E só perco essa eleição para mim mesmo”, teria dito Lula em conversa com membros da cúpula do PT.

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

A afirmação foi vista pelos interlocutores como um indicativo claro de que o presidente não pretende repetir a postura do argentino Alberto Fernández, que abriu mão da tentativa de reeleição e deixou espaço para outro nome da esquerda em seu país. Ministros próximos ao presidente relataram que Lula não demonstra preocupação com os atuais índices de reprovação de seu governo.

O Planalto interpreta os resultados das pesquisas como insatisfação com a gestão, mas não com a figura pessoal do presidente. A aposta central é que, até outubro de 2026, o cenário econômico terá melhorado, impulsionado por investimentos e geração de empregos, o que poderia reverter a avaliação negativa.

Ainda de acordo com a reportagem, a movimentação pela reeleição já está em curso. Uma das prioridades do presidente tem sido garantir o apoio do MDB, partido que possui capilaridade nacional e influência nas alianças regionais. Lula vem promovendo encontros com lideranças emedebistas, em busca da consolidação dessa aliança.

Há, no entanto, divisões internas na sigla. Enquanto o ex-presidente Michel Temer e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, demonstram resistência à reeleição de Lula, figuras como Renan Filho e Jader Barbalho, que ocupam cargos no governo federal, já se alinham ao projeto de continuidade.

Outro movimento significativo do presidente ocorre dentro do próprio PT. Lula tem se envolvido nas articulações para a sucessão interna do partido e defende a candidatura de Edinho Silva, atual prefeito de Araraquara, à presidência da legenda. Para Lula, a modernização do partido é essencial para manter a centralidade do partido na política nacional e deve ser realizada antes das eleições de 2026.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Com destaque na Conferência Estadual LGBTQIA+, Danielle Ribeiro vai representar o Piauí na etapa nacional em Brasília

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA Nos dias 26 e 27 de junho, Teresina sediou a 4ª Conferência Estadual...

Gol de piauiense decide mais uma vez e Fluminense vai à semifinal do Mundial

O piauiense Hércules Pereira, natural de Jaicós (PI), foi decisivo na vitória do Fluminense sobre o Al-Hilal nas quartas...

Lula cobra fiscalização de preços de combustíveis para que redução de preço chegue ao consumidor

Para ele, quando a Petrobras reduz os valores, os postos devem baixar o preço na mesma magnitude para o...

Seu Desejo retira Marcos Parente da agenda de julho após confusão sobre show no dia 15

Por Gleison Fernandes. Após três dias de especulações, a banda Seu Desejo atualizou sua agenda de shows nesta sexta-feira, 4...
spot_img

IOF: Alexandre de Moraes suspende atos do governo Lula e do Congresso, e convoca conciliação

Ministro é relator das ações no STF sobre o tema. Congresso derrubou decretos do Planalto que elevaram alíquotas do...

Arraial da Saúde leva serviços e vacinação à população do povoado Barra do Lance, em Jerumenha

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na manhã desta sexta-feira, 4 de julho, a comunidade do povoado Barra do...
spot_img

Posts Recomendados