Nasa encontra sinal de possível vida microbiana antiga no planeta Marte

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Material ainda não é uma prova concreta da existência de vida passada no planeta vermelho, mas é a melhor chance até hoje, segundo a agência. Para confirmar a hipótese, amostras devem ser trazidas para a Terra e analisadas, daqui a uns dez anos.

O rover Perseverance atingiu um marco importante em sua busca por vestígios de vida em Marte com a coleta das amostras “mais preciosas” até agora, contendo potenciais bioassinaturas que precisarão ser analisadas na Terra, anunciou a Nasa nesta quinta-feira (15).

Ainda não se trata de uma prova da existência de vida passada no planeta vermelho, mas é a melhor chance até hoje de se detectar uma possível vida microbiana antiga.

Divulgação Nasa

Uma bioassinatura pode ter sido produzida pela presença de vida, mas também em sua ausência. Para considerá-la como definitiva, as amostras devem ser analisadas por instrumentos de laboratório potentes na Terra.

A Nasa prevê trazer as amostras de volta para a Terra através de outra missão antes de 2033.

“Acho que podemos dizer que serão, e que já são, as amostras de rochas mais preciosas já coletadas”, disse David Shuster, cientista que trabalha nessas amostras, em entrevista coletiva.

Dois cortes foram feitos perfurando uma rocha batizada de “Wildcat ridge”, com tamanho de cerca de um metro e que estava localizada em um delta que se formou há cerca de 3,5 bilhões de anos no cruzamento entre um rio e um antigo lago.

É particularmente interessante porque é uma rocha sedimentar que parece ter se formado quando a água do lago evaporou.

“Wildcat ridge” também tem “um grande potencial de conservação de bioassinatura”, disse Shuster, especialista da Universidade da Califórnia em Berkeley.

Analisada separadamente por um instrumento na extremidade do braço robótico do Perseverance, a rocha revelou a presença de compostos orgânicos, a maior quantidade detectada desde o início da missão, há um ano e meio.

Esses compostos – feitos especialmente de carbono e que podem conter hidrogênio – “são os elementos essenciais da vida”, declarou Ken Farley, responsável pela parte científica da missão.

Imagem divulgada pela Nasa mostra rochas perfuradas pelo Perseverance na coleta de amostras. — Foto: Nasa/Divulgação

Estes elementos foram detectados em números muito menores pelo rover durante análises anteriores na cratera Jezero, onde o lago encontrava-se, mas “à medida que avançamos no delta, os índices ficam cada vez mais fortes”, resumiu Sunanda Sharma, do Laboratório de Propulsão da Nasa.

“Pessoalmente, acho esses resultados muito impressionantes, pois parece que estamos no lugar certo com os instrumentos certos, em um momento crucial”, declarou.

“Ainda não sabemos o significado dessas descobertas, mas essas rochas são exatamente o que procuramos”, concluiu Farley.

Por France Presse

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Professores e famílias devem estar engajados no combate ao racismo

Escola deveria ser lugar de transformação de cultura, diz especialista Em abril, casos de racismo em escolas de elite ganharam...

Bebê de quatro meses entra em coma alcoólico por causa de mamadeira com vinho

A avó da criança se confundiu ao preparar a mamadeira. As autoridades consideram o incidente como um acidente doméstico. Um...

Júnior Nato lidera em todos os cenários, na espontânea, estimulada e tem aprovação de 89,04%, aponta pesquisa realizada em Jerumenha pelo Datamax

O instituto ouviu 301 eleitores no período de 23 a 24 de abril nas zonas rural e urbana do...

Alexandre de Moraes suspende lei que concedia autonomia a clubes de tiro

Ministro atendeu a pedido apresentado pelo PT, que questionou uma lei municipal de Ribeirão Preto (SP). O ministro Alexandre de...
spot_img

Metrô de Teresina vai funcionar gratuitamente nos fins de semana que antecedem o Dia das Mães

Segundo a empresa que administra o serviço, o horário de funcionamento será das 7h às 13h30. O metrô de Teresina...

Unidades Básicas de Saúde de Floriano recebem novas câmaras frias

A secretária de saúde, Caroline Reis, destacou a importância dos novos equipamentos para o bom funcionamento dos serviços de...
spot_img

Posts Recomendados