Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Oposição na Câmara pede ao STF que obrigue a instalação da CPI do INSS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na prática, o mandado de segurança força o STF a se posicionar sobre a CPI no momento em que o presidente do Senado sinaliza o adiamento da instalação de uma CPMI

A oposição ao presidente Lula entrou nesta quinta-feira (22) com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal no qual pede que a corte obrigue a Câmara dos Deputados a instalar uma CPI para apurar as fraudes no INSS.

O pedido é fundamentado no direito constitucional “O Supremo Tribunal Federal possui jurisprudência pacífica no sentido de que, uma vez preenchidos os requisitos constitucionais, a criação da CPI constitui ato vinculado, não sujeito a qualquer juízo de conveniência, oportunidade ou discricionariedade por parte da Presidência da Casa. Trata-se de um dever jurídico de natureza constitucional, cuja inobservância caracteriza ilegalidade e permite o controle jurisdicional por meio de mandado de segurança”, afirma o pedido, formulado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).

Divulgação

Ele menciona a posição do STF quando determinou que a presidência do Senado instalasse a CPI da Covid pedida pela então oposição ao presidente Jair Bolsonaro.

“Este entendimento não é novo. Ao contrário, encontra-se consolidado na jurisprudência desta Suprema Corte, que, no julgamento do Mandado de Segurança nº 37.760, referente à CPI da COVID, determinou a instalação da comissão, diante de omissão análoga por parte da autoridade coatora à época. No referido julgamento, ficou assentado que não compete ao Presidente da Casa Legislativa qualquer margem de discricionariedade para obstar a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito, desde que presentes os requisitos constitucionais”, diz o mandado de segurança.

A oposição também contesta a justificativa que vem sendo dada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de que não instala a CPI porque há uma fila de CPIs para serem instaladas antes da do INSS.

“Tal justificativa não se sustenta. Conforme demonstra a própria plataforma oficial da Câmara dos Deputados (imagem anexa), atualmente não há qualquer Comissão Parlamentar de Inquérito instalada. A partir desse contexto, verifica-se, de maneira objetiva, que o requerimento protocolado sob o nº RCP 2/2025, preenchendo os requisitos formais e materiais previstos na Constituição Federal, aguarda, até o momento, a devida providência da autoridade coatora, sem que tenha sido proferido qualquer despacho quanto ao seu regular processamento”, afirma.

Na prática, o mandado de segurança da oposição na Câmara força o STF a se posicionar sobre a CPI no momento em que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, sinaliza o adiamento da instalação de uma CPMI, formada por deputados e senadores.

A oposição tinha a expectativa de que que o requerimento de sua instalação ocorresse em sessão do Congresso no próximo dia 26, mas Alcolumbre disse que isso só ocorrerá no dia 17 de junho.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

No Piauí, Alepi aprova indicativo do piso salarial de técnicos em radiologia no estado

O piso deverá ser aplicado tanto na rede pública quanto na privada de saúde. A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)...

Arraiá da Saúde leva orientações, atendimentos e vacinação à UBS Neco Fonseca em Jerumenha

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura de Jerumenha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã desta quarta-feira, 9...

Trump anuncia tarifa de 50% sobre exportações do Brasil aos Estados Unidos

Em carta enviada a Lula, presidente dos EUA voltou a defender Jair Bolsonaro e criticou atuação do Supremo Tribunal...

Técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, é condenado a um ano de prisão por fraude fiscal na Espanha

Tribunal de Madri afirma que Ancelotti não pagou um milhão de euros em impostos sobre direitos de imagem recebidos...
spot_img

Equatorial responde à matéria do Portal Cidade Luz e diz que ainda não foi notificada sobre sentença em Caracol

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Após a publicação da matéria do Portal Cidade Luz nesta terça-feira (8), que...

Governo do Piauí inicia aulas do programa CNH Social Estudantil

Além das primeiras orientações, os estudantes já participarão das etapas iniciais do processo de habilitação, como a coleta de...
spot_img

Posts Recomendados