Wellington Dias recebe delegações estrangeiras para tratar da Aliança Global

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Representantes do Haiti, Cabo Verde, Benin e República Dominicana estiveram reunidos com o ministro nesta quarta-feira (28.05). Visita foi organizada em parceria com o Banco Mundial

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e presidente da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, Wellington Dias, recebeu delegações do Haiti, Cabo Verde, Benin e República Dominicana na manhã desta quarta-feira (28.05), em Brasília, para tratar da Aliança Global. Os representantes estrangeiros estão em missão na capital federal para conhecer iniciativas e programas sociais brasileiros. A ação é realizada em parceria com o Banco Mundial.  

“A Aliança busca prover aos países em desenvolvimento os meios de conhecimento para ter programas em grandes escalas. Sabemos que, em cada país, há ações com esses objetivos sociais. O que queremos é garantir um maior alcance no número de pessoas. A Aliança é de todos nós”, afirmou o titular do MDS. 

Ao longo do encontro, Wellington Dias lembrou que a República Dominicana e o Haiti não apenas já são membros da Aliança, como também estão entre os treze primeiros países identificados para trabalhar na “via rápida” da Aliança.  “O Haiti com as sementes de seu programa nacional de transferência de renda, e a República Dominicana com o Programa Supérate, de inclusão socioeconômica”, explicou.

Em relação ao Benin, salientou que também está na “via rápida” da Aliança com seu programa de alimentação escolar. Além disso, lembrou que Cabo Verde fará, em breve, sua adesão à Aliança. “Queremos muito contar com vocês, pois vejo um enorme potencial de colaboração”, disse. 

O ministro enfatizou que a Aliança foi lançada com espírito de troca, mas também de “pôr mãos à obra e trabalhar em programas concretos”, para mudar a vida da população e retirar pessoas da fome e da pobreza. “A Aliança nasceu no G20, mas agora pertence a todos vocês, todos os países membros, que hoje já são 98, além de instituições financeiras como o Banco Mundial, organizações internacionais como o Programa Mundial de Alimentos, num total de 188 membros”, contou. 

Aliança Global 

Aliança Global contra a Fome e a Pobreza foi estabelecida como uma proposta da presidência brasileira do G20 para apoiar e acelerar os esforços para erradicar a fome e a pobreza (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1 e 2) ao mesmo tempo em que reduz as desigualdades (ODS 10) e defende caminhos de transição sustentáveis, inclusivos e justos.

Um dos pontos centrais da Aliança Global é a cesta de políticas, que fornece um menu de programas e instrumentos de políticas, rigorosamente avaliados, que podem ser adaptados a um contexto nacional ou subnacional específico. A iniciativa está aberta à adesão de governos, organizações internacionais, instituições, fundos e bancos de desenvolvimento, e instituições filantrópicas. O passo a passo para fazer parte da iniciativa pode ser acessado aqui.

Visitas 

O MDS tem recebido visitas organizadas em parceria com o Banco Mundial para fortalecer as ações de cooperação Sul-Sul implementadas pela pasta. O ministro Wellington Dias explicou que os resultados dessa colaboração visa gerar, compartilhar e codificar conhecimento sobre proteção social com outros países. “Em colaboração com o Banco Mundial, já acolhemos visitas de cinco países: Angola, Cabo Verde, Paquistão, República Dominicana e Senegal. Vamos tornar essa missão de estudos uma atividade regular e constante, duas vezes por ano, e complementar com seminários virtuais que possam ser compartilhados com muitos mais países”, detalhou.

Ao longo da semana, as delegações participam de reuniões com todas as secretarias do MDS. Além disso, farão visita a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) nesta quinta-feira (29.05).

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Senador Ciro Nogueira entrega ambulâncias e reforça investimentos em Morro do Chapéu

Parlamentar cumpre agenda no interior do Piauí, destaca parceria com lideranças locais e anuncia novos recursos para o fortalecimento...

Alexandre de Moraes acata pedido de defesa para fazer exame de ultrassom em Bolsonaro

Exame foi solicitado pela defesa para comprovar a existência de uma hérnia inguinal bilateral no ex-presidente. O ministro do Supremo...

Hugo Motta recua e retoma escolta de deputada do PSOL alvo de ameaças

Suspensão da escolta aconteceu na segunda-feira (8), após Polícia Civil e MP do RJ e Polícia Federal dizerem que...

Polícia Civil do Piauí realiza mais de 2 mil atendimentos pela Ouvidoria em 2025

Os números representam um crescimento na procura dos serviços disponibilizados pela ouvidoria. A Polícia Civil do Piauí (PC-PI) contabilizou os...
spot_img

Viagens de lazer no Piauí crescem 75% e praia é destino preferido da população

Os piauienses realizaram cerca de 63 mil viagens de lazer em 2024, segundo pesquisa do IBGE divulgada nesta sexta-feira...

Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes

O Ministério da Saúde iniciou a liberação de mosquitos Aedes aegypti machos e estéreis na aldeia Cimbres, no município...
spot_img

Posts Recomendados