Elon Musk deixa governo Trump: ‘Gostaria de agradecer pela oportunidade’

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Por lei, bilionário poderia permanecer por mais dois dias, mas fez sua despedida nesta quarta-feira (28). Musk ocupava o cargo especial de conselheiro e líder do Departamento de Eficiência Governamental.

O bilionário Elon Musk deixou o governo de Donald Trump nesta quarta-feira (28), de acordo com a imprensa americana. Musk ocupava o cargo especial de conselheiro e líder do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).

Segundo a Casa Branca, o desligamento do bilionário teve início nesta noite. Uma fonte ouvida pela agência Reuters afirmou que Musk não conversou com Trump antes de deixar o cargo.

Foto: Justin Merriman/Bloomberg

No X, Musk agradeceu Trump e publicou uma mensagem em tom de despedida.

“À medida que meu período como Funcionário Especial do Governo chega ao fim, gostaria de agradecer ao Presidente Trump pela oportunidade”, disse Musk em despedida divulgada no X.

O esperado era que o bilionário deixasse a administração na sexta-feira (30), seguindo os 130 dias de mandato especial que começou em janeiro.

No início de abril, era especulado que Musk deixasse o cargo. Na época, ao ser questionado se ele estaria pronto para sair quando seu status especial de funcionário do governo expirasse, Musk essencialmente declarou missão cumprida.

“Acho que teremos realizado a maior parte do trabalho necessário para reduzir o déficit em US$ 1 trilhão dentro desse prazo”.

Durante o mandato de funcionário especial, Musk foi visto como um fardo político por membros e aliados externos de Trump. O presidente e o bilionário chegaram a discordar sobre as tarifas impostas por Trump às importações.

Também em abril, após o anúncio das tarifas, Musk publicou no X críticas a Peter Navarro, assessor de Trump visto como arquiteto do plano tarifário. Em uma postagem, o bilionário questionou a formação de Navarro, afirmando que “um PhD em Economia por Harvard é uma coisa ruim, não uma coisa boa”.

De acordo com o “The Washington Post”, duas fontes familiarizadas com o assunto revelaram que Musk tentou intervir nas tarifas durante conversas com Trump.

O jornal cita ainda que, como CEO da Tesla, Musk via as tarifas como prejudiciais aos negócios da empresa — que tem na China e nos Estados Unidos seus principais centros de fabricação e consumo.

O irmão de Musk, Kimbal Musk, também criticou Trump nas redes sociais, ao escrever que a medida adotada pelo governo criou um “imposto estrutural e permanente sobre o consumidor americano”.

“Quem imaginaria que Trump seria o presidente americano com os impostos mais altos em gerações?”, publicou. “Um imposto sobre o consumo também significa menos consumo. O que significa menos empregos.”

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Shows na Arena das Barracas reúnem grande público e animam noite de sábado na Festa do Vaqueiro em Guadalupe

Por Gleison Fernandes. A noite deste sábado (14) foi de muita animação, música e participação popular em Guadalupe, com a...

Prefeito Jesse James diz que Dia do Vaqueiro segue movimentado e convida para shows na Arena das Barracas

Por Gleison Fernandes. Após uma manhã movimentada com a cavalgada e a missa dos vaqueiros, o prefeito Jesse James avaliou...

Festa do Vaqueiro reafirma identidade cultural de Guadalupe, avalia ex-prefeita Neidinha Lima

Por Gleison Fernandes. A ex-prefeita de Guadalupe, Neidinha Lima, participou neste sábado (14) da abertura da Festa do Vaqueiro 2025...

Festa do Vaqueiro tem início em Guadalupe com cavalgada até a Igreja São João Batista e celebração da tradicional missa

Por Gleison Fernandes. A cidade de Guadalupe amanheceu em clima de tradição neste sábado, 14 de junho, com a abertura...
spot_img

Aliados do ex-presidente Bolsonaro já acreditam em condenação no STF e falam em ‘injustiça’

Ao portal, parlamentares consideram que a situação na corte está definida e que a vontade do ex-presidente é pedir...

Inscrições para o Enem dos Professores começam em 14 de julho

Prova será realizada no dia 26 de outubro Os interessados em participar da Prova Nacional Docente (PND) poderão fazer a...
spot_img

Posts Recomendados