Pacto pelas Crianças do Piauí e Defesa Civil alinham ações educativas para prevenir riscos desde a infância

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Reunião busca desenvolver estratégias lúdicas e acessíveis para ensinar crianças sobre desastres naturais e situações de emergência.

Nesta terça-feira (24), a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, recebeu na sede do programa os representantes da Defesa Civil do Estado, Werton Costa e Valdite Leão, para uma reunião que marcou o início de uma articulação com a Assessoria de Relações Estratégicas da Secretaria de Governo (ASSERTHE) e o Unicef.


Foto: Alysson Dinis

O objetivo central do encontro foi planejar ações educativas voltadas à infância, com foco na prevenção de riscos e na atuação em situações de emergência.

A proposta debatida prevê a construção de metodologias lúdicas e adaptadas às diferentes faixas etárias, com linguagem acessível e sensível às realidades infantis. A ideia é incorporar, desde os primeiros anos de vida, noções fundamentais sobre segurança, proteção e autocuidado em casos de desastres naturais, inundações, incêndios e outros cenários de risco.

Foto: Alysson Dinis

“A criança precisa entender, na linguagem dela, o que é risco e o que fazer em uma emergência. Educar para a prevenção é formar uma geração mais protegida, autônoma e resiliente. Esse é um compromisso do Pacto e uma estratégia de proteção integral”, afirmou  Isabel Fonteles.

Para o superintendente da Defesa Civil Estadual, Werton Costa, investir em educação preventiva é uma forma de construir uma cultura de resiliência no Piauí. “A prevenção precisa começar na infância. É nesse momento que valores, atitudes e hábitos são formados. Por isso, incluir a criança no centro das políticas de redução de risco é um avanço civilizatório”, destacou.


Foto: Alysson Dinis

A pedagoga e técnica da Defesa Civil, Valdite Leão, também defendeu a importância de abordagens lúdicas e educativas. “Nosso desafio é ensinar conteúdos técnicos com leveza, empatia e criatividade. A criança pode ser protagonista da sua própria proteção, e é isso que queremos estimular com essa parceria”.


Foto: Alysson Dinis

A reunião resultou em encaminhamentos concretos para a elaboração de materiais didáticos, oficinas temáticas e formações para educadores, em sintonia com a perspectiva dos direitos da infância e com os objetivos do Marco de Sendai para Redução de Risco de Desastres.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí vai receber R$ 2 bilhões para obras na saúde, educação e saneamento

Recursos serão destinados por meio do Novo PAC Seleções e do Fundo de Investimento e Infraestrutura Social (FIIS). O Piauí...

Governo descumpre ação movida pelo PP e TJ-PI determina suspenção cobrança de ICMS sobre energia solar

Decisão do desembargador Sebastião Ribeiro Martins beneficia consumidores piauienses O Tribunal de Justiça do Piauí determinou, nesta terça-feira (9), a...

“Vence a agiotagem”, diz ministro Boulos sobre taxa Selic em 15% ao ano

Esta é a quarta reunião consecutiva que o colegiado mantém a taxa básica de juros no atual patamar. Boulos...

Câmara salva mandato de Glauber Braga e suspende o parlamentar ao invés de cassá-lo

Na terça-feira (9), o deputado foi retirado à força da cadeira da Presidência na Mesa Diretora após se negar...
spot_img

Contribuintes têm até segunda (15) para garantir descontos de até 95% em multas e juros pelo Refis 2025

O programa possibilita que pessoas físicas e jurídicas regularizem pendências fiscais com condições especiais referentes a ICMS, IPVA, ITCMD...

Piauí tem a menor taxa de casamentos do Brasil, diz IBGE

Estado registrou queda de mais de 11% em relação a 2023; maioria das uniões é entre pessoas de sexos...
spot_img

Posts Recomendados