Rafael Fonteles recebe propostas da população no encerramento do Diálogos pelo Piauí em Floriano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O governador comentou sobre as demandas da população e frisou que várias já estão sendo atendidas em ações do Governo.

Encerrando a quarta edição do Diálogos pelo Piauí, em Floriano, o governador Rafael Fonteles participou, neste sábado (28), da Plenária Territorial, realizada no Teatro da Unifaesf. Ele ouviu dos representantes da população os pedidos de obras e ações discutidos durante as oficinas temáticas realizadas durante a manhã.

As demandas feitas pela população foram divididas em sete eixos: saúde e bem-estar; educação inclusiva e de qualidade; justiça e segurança; redução das desigualdades; infraestrutura, inclusão produtiva e transição energética; desenvolvimento socioeconômico; e mudanças climáticas, meio ambiente e recursos hídricos. Em cada um dos eixos, foram incluídos cinco pedidos, que foram avaliados pelo governador.

No eixo saúde e bem-estar, entre as demandas que Rafael se comprometeu a atender, estão: o aumento do investimento em ações de saúde mental e a implantação dos serviços de oncologia e hemodiálise em Floriano.

Plenária Diálogos pelo Piauí em Floriano – Território do Vale dos Rios Piauí e Itaueira. Foto: Gabriel Paulino
Plenária Diálogos pelo Piauí em Floriano – Território do Vale dos Rios Piauí e Itaueira. Foto: Gabriel Paulino

No eixo da educação, Rafael destacou que os pedidos já estão sendo atendidos pelo Governo, como a ampliação e modernização das escolas, inclusão de salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), formação continuada de professores e oferta de cursos técnicos alinhados ao mercado local, como os de energias renováveis.

Sobre justiça e segurança, Rafael anunciou que a implantação do sistema de reconhecimento facial começará por Teresina e, em breve, chegará também a Floriano. O governador informou ainda que a cidade contará com uma unidade da Casa da Mulher Brasileira e que o governo vai estudar a criação de um Centro Integrado de Treinamento e Capacitação para as polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros da região.

Quanto à redução das desigualdades, o chefe do Executivo afirmou que vai ampliar o Programa Qualifica Piauí. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos do Estado do Piauí (Sasc), oferece qualificação gratuita em diversas áreas, preparando os participantes para atender às demandas do mercado.

Plenária Diálogos pelo Piauí em Floriano – Território do Vale dos Rios Piauí e Itaueira. Foto: Gabriel Paulino
Plenária Diálogos pelo Piauí em Floriano – Território do Vale dos Rios Piauí e Itaueira. Foto: Gabriel Paulino

No eixo de infraestrutura, Rafael informou que os pedidos de assistência técnica e de ampliação da agricultura familiar no PNAE estão contemplados nas ações planejadas do Governo do Estado. Ainda nesse eixo, ele destacou o programa Morar Bem, que facilita a aquisição da casa própria com recursos estaduais.

Em relação ao desenvolvimento socioeconômico, Rafael garantiu que, a exemplo de Teresina e Parnaíba, Floriano também terá um hub de inovação. Sobre o fortalecimento do associativismo rural, o governador frisou que não basta incentivar, mas é preciso profissionalizar as cooperativas de agricultores familiares. “Temos que fazer isso para permitir que os pequenos produtores cresçam e possam competir com o agronegócio, como acontece no Sul do país”, comentou.

No eixo mudanças climáticas, Rafael Fonteles afirmou que as ações conjuntas dos governos estadual e federal já garantiram recursos para a construção de 22 mil cisternas no Piauí — número próximo das 30 mil reivindicadas pela população.

Encerrando a plenária, o governador elogiou o evento por permitir maior participação social na tomada de decisões do governo. “Mais uma edição de sucesso, muito atendimento à população e, sobretudo, escuta. Somos um governo que acredita na participação social, na democracia; é um governo que gosta de escutar a população”, concluiu.

O projeto Diálogos pelo Piauí é coordenado pelas Secretarias de Estado do Planejamento (Seplan) e do Governo (Segov). O evento promove a escuta da população, o planejamento participativo e o acesso direto a serviços públicos essenciais.

O projeto já passou pelas cidades de Picos, Piripiri e Campo Maior e segue até setembro, percorrendo os 12 territórios de desenvolvimento do estado. Os próximos eventos estão programados para Uruçuí, Bom Jesus, Parnaíba, São Raimundo Nonato, Oeiras, Paulistana, Valença e Teresina.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí vai receber R$ 2 bilhões para obras na saúde, educação e saneamento

Recursos serão destinados por meio do Novo PAC Seleções e do Fundo de Investimento e Infraestrutura Social (FIIS). O Piauí...

Governo descumpre ação movida pelo PP e TJ-PI determina suspenção cobrança de ICMS sobre energia solar

Decisão do desembargador Sebastião Ribeiro Martins beneficia consumidores piauienses O Tribunal de Justiça do Piauí determinou, nesta terça-feira (9), a...

“Vence a agiotagem”, diz ministro Boulos sobre taxa Selic em 15% ao ano

Esta é a quarta reunião consecutiva que o colegiado mantém a taxa básica de juros no atual patamar. Boulos...

Câmara salva mandato de Glauber Braga e suspende o parlamentar ao invés de cassá-lo

Na terça-feira (9), o deputado foi retirado à força da cadeira da Presidência na Mesa Diretora após se negar...
spot_img

Contribuintes têm até segunda (15) para garantir descontos de até 95% em multas e juros pelo Refis 2025

O programa possibilita que pessoas físicas e jurídicas regularizem pendências fiscais com condições especiais referentes a ICMS, IPVA, ITCMD...

Piauí tem a menor taxa de casamentos do Brasil, diz IBGE

Estado registrou queda de mais de 11% em relação a 2023; maioria das uniões é entre pessoas de sexos...
spot_img

Posts Recomendados