Ex-embaixador brasileiro fala em ‘tática de guerrilha’ para responder a Donald Trump

-

- Advertisment -spot_img

Roberto Abdenur atuou por 45 anos no serviço diplomático brasileiro e foi embaixador em Washington, Pequim e em Berlim. Para ele, o Brasil deve responder presidente americano com firmeza.

Para Roberto Abdenur, que atuou por 45 anos no serviço diplomático brasileiro e foi embaixador em Washington, Pequim e em Berlim, o Brasil deve responder com firmeza, mas sem estridência à chantagem tarifária de Donald Trump.

Em entrevista ao podcast O Assunto da sexta-feira (11) Abdenur destacou um dos princípios básicos das Nações Unidas, que é o da não intervenção em assuntos internos de outros países.

O presidente dos EUA, Donald Trump — Foto: Luis M. Alvarez/AP

“Princípio que Trump está desrespeitando grosseiramente, brutalmente. Temos que reagir”.
Em conversa com Julia Duailibi no podcast, o embaixador fala em uma “contraofensiva” que, para ele, seria uma “guerra de guerrilha no território inimigo”.

“É hora de nós partirmos, a meu ver, para uma contraofensiva. Nós devemos conduzir uma espécie de guerra de guerrilha no território inimigo, mediante diversas ações. Nós devemos mobilizar os políticos democratas, fazê-los conscientes dessa barbaridade e estimulá-los a se pronunciar contra o que o Trump está fazendo.”
Além de acionar políticos do partido democrata, Abdenur sugere que a Embaixada em Washington elabore uma nota mostrando os abusos da ação de Trump e a realidade dos fatos. Ao anunciar a tarifa de 50% a produtos brasileiros, Trump usou como argumento o fato de o Brasil “não estar sendo bom” para os EUA. Mas, na realidade, o Brasil importa mais do que exporta na relação com os EUA desde 2009.

Abdenur sugere também que empresários que têm relações comerciais com o Brasil sejam acionados. Segundo ele, quem importa produtos brasileiros deve ser mobilizado, já que as tarifas devem aumentar os preços, elevando a inflação nos EUA. E quem exporta para o Brasil pode ficar preocupado, caso o governo brasileiro decida retaliar os EUA com tarifas recíprocas.

O diplomata lista ainda ações possíveis dentro do solo brasileiro, como a manifestação do Congresso, a mobilização de entidades empresariais e governadores simpáticos ao governo Lula.

“É preciso que se levantem as vozes de governadores sensíveis à gravidade do que está acontecendo. Ao atentado à soberania brasileira muito grave que o Trump está fazendo”.

O Assunto é o podcast diário produzido pelo g1, disponível em todas as plataformas de áudio e no YouTube. Desde a estreia, em agosto de 2019, o podcast O Assunto soma mais de 161 milhões de downloads em todas as plataformas de áudio. No YouTube, o podcast diário do g1 soma mais de 12,4 milhões de visualizações.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

PT comunica vazamento de dados e alerta filiados sobre possível exposição de informações

Partido informa que até 537 mil registros podem ter sido acessados após falha no Sistema de Filiados.O Diretório Nacional...

Seis mortos após ônibus de trabalhadores rurais tombar em estrada

Pelo menos 45 ocupantes do veículo foram socorridos com ferimentos. Acidente aconteceu no trecho da rodovia entre Ocauçu e...

Pagamento do abono salarial inicia para nascidos em janeiro; 2 milhões recebem nesta segunda (16)

Primeiro lote libera R$ 2,5 bilhões; valor varia conforme meses trabalhados em 2024.Os trabalhadores nascidos em janeiro que ganharam...

Piauí amplia malha aérea e registra crescimento de mais de 500% em voos regionais

Entre os anos de 2023 a 2025 foram entregues ou homologados oito aeroportos no Estado.Entre 2023 e 2025, o...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Autor da “Lei Felca”, vereador Diego Vieira é investigado por suspeita de exploração sexual infantil

O parlamentar é autor da Lei Municipal Felca, que tem objetivo promover ações de enfrentamento à violência sexual contra...

Empresas vão poder abater dívidas com Anatel se conectarem faculdades à internet

Há pelo menos 118 unidades de ensino superior com dificuldades de acesso.Pelo menos 118 unidades de universidades públicas e...

Prefeitura de Marcos Parente firma contrato para implementação de serviços de ultrassonografia nas UBS

Para aprimorar a resolutividade das Unidades Básicas de Saúde.Na...

Guadalupe faz a sanitização de suas ruas e logradouros públicos

A ação foi coordenada pelas secretarias de Agricultura, Saúde...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Você também pode gostar
Recomendado para você