Lula chama de ‘traidores da pátria’ políticos que apoiam ‘chantagem’ de Trump

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O presidente também não poupou críticas a políticos brasileiros que apoiaram a decisão americana, chamando-os de “verdadeiros traidores da pátria”.

O presidente Lula (PT) fez duras críticas ao aumento de tarifas anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante pronunciamento em cadeia nacional, nesta quinta-feira (17).

Definição

Ele classificou a medida como uma “chantagem inaceitável”, Lula afirmou que o tarifaço representa uma ameaça à soberania do Brasil. O presidente também não poupou críticas a políticos brasileiros que apoiaram a decisão americana, chamando-os de “verdadeiros traidores da pátria”.

Brasil tentou negociação

Lula destacou que o governo brasileiro tentou negociar com os EUA há dois meses, mas não obteve resposta. Nesta semana, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, enviaram uma carta oficial ao governo norte-americano expressando indignação com a medida e cobrando diálogo. Segundo o Planalto, até o momento, não houve retorno.

Mais cedo

Em entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional, Lula criticou diretamente o presidente americano. “Trump não foi eleito para ser imperador do mundo”, afirmou. Em resposta, a Casa Branca disse que o presidente dos EUA “certamente não está tentando ser o imperador do mundo”, mas o classificou como “o líder do mundo livre”, segundo a porta-voz Karoline Leavitt.

Em Goiânia

Durante participação no 60º Congresso da UNE, em Goiânia, Lula reforçou sua insatisfação com a ausência de diálogo por parte de Washington. “Não recebemos nenhuma resposta. A única resposta foi uma matéria no jornal, no e-mail dele, no zap dele”, ironizou o presidente, demonstrando frustração com a postura da Casa Branca.

Taxação e regulamentação das big techs

Lula também prometeu que o Brasil vai reagir em outras frentes. Ele anunciou que o governo irá avançar na taxação e regulamentação das big techs. “A gente vai julgar e vai cobrar imposto das empresas americanas digitais. Não aceitamos que, em nome da liberdade de expressão, se usem essas redes para agressões, mentiras e prejuízos”, declarou.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Viagens de lazer no Piauí crescem 75% e praia é destino preferido da população

Os piauienses realizaram cerca de 63 mil viagens de lazer em 2024, segundo pesquisa do IBGE divulgada nesta sexta-feira...

Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes

O Ministério da Saúde iniciou a liberação de mosquitos Aedes aegypti machos e estéreis na aldeia Cimbres, no município...

Show católico com Adriana Melo encerra festejos de Nossa Senhora de Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O show católico da cantora Adriana Melo, realizado na noite desta sexta-feira, 12...

Piauí participa do maior mutirão de cirurgias da história do SUS neste fim de semana

O Hospital da Polícia Militar (HPM) e o Hospital Getúlio Vargas (HGV) participarão da ação, que faz parte do...
spot_img

Moraes diz que retirada de sanções contra ele e esposa é ‘vitória do Judiciário brasileiro’

Ministro do STF agradeceu atuação do presidente Lula; Estados Unidos retiraram ele e a esposa da lista da Lei...

Banco do Brasil adere ao Programa Acredita no Primeiro Passo

Uma das maiores instituições financeiras do país vai passar a disponibilizar crédito orientado para os inscritos no Cadastro Único O...
spot_img

Posts Recomendados