Equatorial Piauí registra alta de 43% nas ocorrências com queimadas que afetam rede elétrica

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dados da Equatorial Piauí também mostram que nos primeiros meses do ano mais de 6.400 clientes foram afetados por essa prática considerada crime.

A Equatorial Piauí registrou aumento no número de ocorrências causadas por queimadas que impactaram a rede elétrica no primeiro semestre de 2025. Entre janeiro e junho deste ano, os números apontam para 122 registros, contra 85 chamados contabilizados no mesmo período em 2024, o representa um crescimento superior a 43%. Para além dos transtornos e riscos à população, essas práticas também provocam diversos prejuízos, como danos às estruturas e componentes do sistema elétrico.

Equatorial Piauí registra alta de 43% nas ocorrências com queimadas que afetam rede elétrica

Além do aumento no número de demandas com incêndios próximos à rede elétrica, o volume de clientes afetados por oscilação ou interrupção do fornecimento de energia também teve crescimento expressivo no período em análise. Em 2025, no primeiro semestre, 6.433 consumidores tiveram o fornecimento de energia impactado por queimadas, enquanto em 2024 o número foi de 1.762 no mesmo intervalo de tempo. Os dados apontam um aumento superior a 260%.

A média mensal de ocorrências registradas no primeiro semestre de 2024 foi de aproximadamente 14 por mês, enquanto em 2025 o número subiu para aproximadamente 20 casos. Quanto à média de residências e estabelecimentos prejudicados mensalmente devido às queimadas, os dados apresentam o seguinte cenário: no período em análise de 2024, em torno de 293 consumidores tiveram impactos e, em crescimento comparativo, por volta de 1.072 clientes foram afetados por essas ocorrências no primeiro semestre deste ano.

O Executivo de Estudos Operacionais da Equatorial Piauí, Abraão Galeno, reforça que, além de crime previsto no código penal e ambiental, as queimadas oferecem riscos diretos à segurança e à continuidade do fornecimento de energia. “Podem comprometer postes, cabos e demais estruturas da rede elétrica. Vale explicar que o restabelecimento da energia só ocorre após as chamas serem controladas pelos bombeiros. Portanto, é fundamental que a população denuncie e evite qualquer tipo de queimada próxima às linhas de transmissão e distribuição de energia”, alerta.

O que fazer em casos de queimadas?

Em caso de incêndios próximos à rede elétrica, a Equatorial Piauí orienta que ninguém se aproxime do local e que seja acionado imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193. A distribuidora deve ser acionada para tomar as medidas operacionais necessárias por meio da Central de Atendimento, no número 0800 086 0800, ou pela assistente virtual Clara no WhatsApp (86) 3228-8200. A prática de queimadas é considerada crime conforme o Código Penal Brasileiro (Lei nº 2.848) e a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605), que estabelece pena de reclusão e multa.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júlio César diz que PSD no Piauí seguirá com Lula apesar da filiação de Caiado

O deputado federal Júlio César, presidente estadual do PSD e pré-candidato ao Senado , afirmou que a filiação do...

Anvisa libera canabidiol em farmácias de manipulação e amplia tratamentos com cannabis

As mudanças são exclusivas para fins medicinais. O uso recreativo da cannabis continua sendo proibido e fora das normas...

Guadalupe promoverá Corrida pela Vida em alusão ao Janeiro Branco nesta quinta-feira, 29, no Balneário Belém Brasília

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá nesta...

Piauí resgatou 481 trabalhadores em situação de escravidão entre 2020 e 2025

Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo realiza evento nesta quarta em Teresina. Levantamento do Ministério Público do Trabalho (MPT)...
spot_img

Vice, Senado e sucessão: jogo de 2026 expõe fogo amigo entre Rafael e Wellington, ambos de olho em 2030

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Mesmo com o discurso público de unidade, os movimentos recentes do ministro do...

Zé Pereira em Barão de Grajaú terá Rafa e Pipo, filhos de Bell Marques, no Bloco do Povão

O Bloco do Povão promete abrir a festa com muita animação e tradição na Praça da Matriz, reunindo moradores...
spot_img

Posts Recomendados