A Regional do Piauí foi representada por Nelson Estevam, do setor Jurídico, que participou das atividades com foco em ampliar a integração e o alinhamento das ações institucionais.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, na terça (12) e quarta-feira (13), a 2ª edição do evento “Imersão ARI – Federações”.

O encontro teve como objetivo fortalecer a atuação da representação setorial do produtor rural em ambientes decisórios, aproximando e integrando a Assessoria de Relações Institucionais (ARI) da CNA às áreas correspondentes das Federações de Agricultura e Pecuária dos Estados.
Durante os dois dias de programação, os participantes receberam capacitação sobre estratégias de Relações Institucionais e participaram de atividades práticas relacionadas aos processos de tomada de decisão e à defesa dos interesses do agro.
A Regional do Piauí foi representada por Nelson Estevam, do setor Jurídico, que participou das atividades com foco em ampliar a integração e o alinhamento das ações institucionais.

Para a chefe de Relações Institucionais da CNA, Mirian Vaz, a segunda edição do encontro reforçou a integração entre a ARI e as Federações. “Estamos fortalecendo nosso laço de união e convivência para que, no dia a dia, possamos somar ainda mais. Do ano passado para cá, tivemos uma relação e uma comunicação muito alinhadas”.
Imersão: A programação do primeiro dia começou com palestra do analista político do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), André Santos, que apresentou os fundamentos da atuação em Relações Institucionais.
“O cenário apresentado mostra a importância da atuação nos municípios para ampliar os resultados no Congresso Nacional. Essa conexão é fundamental para que os resultados se concretizem em Brasília”, afirmou Santos.
O mestre e doutor em Ciência Política pela USP, Sérgio Praça, abordou inteligência política, mapeamento de cenários e avaliação de indicadores e resultados da área. “As assessorias precisam estar preparadas para lidar com eventos inesperados e propor soluções viáveis. É essencial analisar a conjuntura como um todo”.
Na quarta-feira (13), segundo dia do evento, a programação incluiu atividades no Congresso Nacional e na Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
Isolda Monteiro – Senar Piauí







