Campanha nacional reforça proteção e incentiva atualização da caderneta vacinal

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Embora o foco esteja nos menores de 15 anos, a campanha também reforça a importância da imunização contra o sarampo, com recomendação de que todas as pessoas entre 12 meses e 59 anos tenham sua situação vacinal criteriosamente avaliada.

A Campanha Nacional de Multivacinação 2025 será realizada no período de 6 a 31 de outubro, tendo o Dia D de Mobilização Social marcado para 18 de outubro. O principal objetivo da ação é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Embora o foco esteja nos menores de 15 anos, a campanha também reforça a importância da imunização contra o sarampo, com recomendação de que todas as pessoas entre 12 meses e 59 anos tenham sua situação vacinal criteriosamente avaliada, além de oportunizar o resgate da vacinação contra o HPV em adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados.

O presidente Lula foi vacinado por seu vice, Geraldo Alckmin – Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

O Ministério da Saúde, além das atividades presenciais realizadas pelos estados e municípios, fará um chamamento digital por meio do aplicativo Meu SUS Digital, disponível para iOS, Android e também pelo site oficial. O login é realizado com a conta Gov.br e, na plataforma, os usuários podem acessar a caderneta digital de saúde da criança, além de outras informações sobre vacinas.

Segundo a coordenadora estadual de imunização, Bárbara Pinheiro, é essencial manter o esquema vacinal atualizado. “Durante todo o mês de outubro diversos imunizantes estarão disponíveis, principalmente para menores de 15 anos. O Dia D está marcado para 18 de outubro, mas até o dia 31 a população pode procurar os postos de vacinação. Baixe o aplicativo Meu SUS Digital para acompanhar todas as informações relacionadas às vacinas”, enfatiza.

O estado recebeu vários tipos de doses para contemplar a campanha, entre elas a Meningocócica ACWY, com 20 mil unidades, os reforços de Difteria, Tétano e Coqueluche (DTP), também com 20 mil unidades, a Tríplice Viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, com 43 mil doses, além de Hepatite B, com 30 mil doses, e Febre Amarela, com 50 mil doses. Outros imunizantes também estarão disponíveis, conforme o histórico vacinal de cada pessoa.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Resultado da chamada regular do Sisu 2026 é divulgado hoje; veja como consultar

Programa seleciona alunos para o primeiro e o segundo semestres letivos deste ano. Edição conta com 274,8 mil vagas...

Setor produtivo reage à manutenção da Selic em 15% ao ano

Indústria, construção e centrais sindicais criticam decisão do Copom A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central...

Prefeito de Cajueiro da Praia desmente Fábio Novo e mantém apoio a Ciro Nogueira

O prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro, desmentiu as declarações de Fábio Novo (PT) de que “votaria com...

Banco Central mantém juros básicos em 15% ao ano pela quinta vez seguida

Taxa Selic está no maior nível em quase 20 anos Apesar do recuo da inflação e do dólar, o Banco...
spot_img

Rally Piocerá/Cerapió chega em Teresina na próxima sexta (30)

A competição deve movimentar cerca de R$ 8 milhões na economia dos municípios por onde passa, segundo estimativas baseadas...

Júlio César diz que PSD no Piauí seguirá com Lula apesar da filiação de Caiado

O deputado federal Júlio César, presidente estadual do PSD e pré-candidato ao Senado , afirmou que a filiação do...
spot_img

Posts Recomendados