Erros médicos e falta de comunicação geram mais de 600 processos por falhas na saúde do Piauí em 2025

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Piauí registrou 655 novos processos judiciais por falhas na assistência à saúde entre janeiro e setembro de 2025, segundo levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A maioria das ações envolve erros médicos, problemas na comunicação e falhas nos serviços prestados.

Entre os principais erros estão troca de pacientes, dosagem incorreta de medicamentos, falhas em cirurgias e falta de orientação clara durante o atendimento.

“Geralmente, a sobrecarga de trabalho e deficiências institucionais contribuem para esses erros. É essencial compreender o contexto antes de atribuir culpa ao profissional”, explica Aline Albuquerque, doutora em Direitos Humanos e membro da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP).

Segundo o levantamento do CNJ, o baixo nível de letramento em saúde dificulta o exercício de alguns direitos dos pacientes. Pessoas com menor compreensão sobre sua saúde chegam a gastar até três vezes mais com atendimento médico.

Além disso, a linguagem técnica usada nos consultórios e a baixa escolaridade são barreiras que limitam esse acesso. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça que garantir os direitos dos pacientes é essencial para evitar falhas.

Entre os principais direitos estão:

acessar o prontuário médico;
receber informações claras;
participar das decisões sobre o tratamento;
dar consentimento informado;
receber cuidados seguros e de qualidade.
No Brasil, o acesso ao prontuário — que pertence ao paciente — ainda enfrenta obstáculos. O CNJ lembra que o documento só pode ser entregue a terceiros com autorização expressa do próprio paciente.

Para enfrentar o problema, a OMS criou o Plano Global de Segurança do Paciente 2021–2030. O plano propõe metas para reduzir riscos, treinar profissionais e envolver os pacientes nas decisões. Uma das prioridades é melhorar o letramento em saúde — ou seja, ajudar as pessoas a entenderem melhor as informações médicas.

Especialistas também sugerem a criação de ombudsmen do paciente — setores independentes nos hospitais que recebem reclamações, ajudam a resolver conflitos e propõem soluções diretas. A medida já é usada em países como Finlândia, Noruega e Reino Unido.

Ombudsman é um termo sueco que significa “representante do povo”, e a função é a de uma pessoa imparcial. O termo é frequentemente traduzido como ouvidor, provedor de justiça ou defensor do público e o papel é servir como um canal de diálogo.

Essas ações podem diminuir o número de processos, agilizar soluções e tornar o atendimento mais seguro e transparente. Esse é o objetivo da OMS, do CNJ e das políticas públicas de saúde no Brasil.

Panorama nacional

Em todo o país, foram registradas 72.247 novas ações judiciais por falhas na saúde entre janeiro e setembro de 2025. Entre agosto de 2023 e julho de 2024, o Brasil contabilizou 396 mil falhas na assistência pública e privada. Os processos levam, em média, 280 dias para serem julgados.

A OMS estima que um em cada dez pacientes no mundo sofre algum tipo de dano por falhas no atendimento médico. Esses erros causam cerca de 3 milhões de mortes por ano. Os mais comuns são problemas com medicamentos, cirurgias e diagnósticos errados.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sede própria da Câmara de Jerumenha será inaugurada na quarta-feira, 10 de dezembro

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha inaugura, na quarta-feira, 10 de dezembro, sua sede...

Wellington Dias: “SUAS foi decisivo para tirar o Brasil do Mapa da Fome”

Evento celebra 20 anos do SUAS e reúne especialistas, gestores e sociedade civil para debater avanços e desafios da...

Mulheres vão às ruas em todo país para protestar contra o feminicídio

Mobilização nacional foi convocada após crimes recentes Mulheres de diversas cidades brasileiras irão às ruas neste domingo (7) para denunciar...

Cid Gomes contraria Ciro e apoia reeleição de petista ao Governo do Ceará

Cid também classificou como “constrangedora” a aproximação de Ciro com apoiadores do Jair Bolsonaro. O senador Cid Gomes (PSB-CE) anunciou...
spot_img

Inscrições do concurso do IBGE encerram dia 11 de dezembro

As vagas estão distribuídas em todas as agências do IBGE no estado. O prazo para inscrição no Processo Seletivo Simplificado...

Correios vetam vale-natal de R$ 2,5 mil a funcionários

Em crise, os Correios decidiram não renovar este ano um benefício de vale-natal de R$ 2,5 mil aos seus...
spot_img

Posts Recomendados