Com Floriano, o estado passa a oferecer cursos públicos de medicina em quatro cidades: Teresina, Picos, Parnaíba e agora a Princesa do Sul
Por Leônidas Amorim – Colunista do Portal Cidade Luz
Um importante avanço para a educação e a saúde em Floriano foi anunciado nesta quarta-feira, 04, durante a visita do ministro da Educação, Camilo Santana, ao Piauí. Foi autorizada a criação do curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para Floriano, com início previsto para o primeiro semestre de 2026 e oferta de 30 vagas na graduação.

A implantação do curso representa uma importante conquista para Floriano, que até então era a única sede macrorregional de saúde no estado a não contar com formação superior em Medicina. A oferta de um ensino público, gratuito e de qualidade em uma área tão estratégica reforça o compromisso com o desenvolvimento regional.
A causa foi defendida persistentemente pelo deputado estadual Dr. Marcus Vinícius, representante de Floriano, que defendeu a implantação do curso desde antes do início do seu mandato. O parlamentar destacou o papel decisivo do deputado Federal Francisco Costa. Estivemos presentes, ao lado Dr. Francisco Costa acompanhando de perto todas as etapas do processo, que envolveu reuniões, análises, vistorias e pareceres técnicos, atuando para construir as pontes necessárias para transformar o projeto em realidade.

Para o deputado Dr. Marcus Vinícius, a autorização do curso representa um passo gigante para Floriano: “Vamos formar nossos próprios médicos, garantindo mais oportunidades e melhor atendimento para o povo de Floriano”, destacou.







