Abstenção no primeiro dia do Enem 2025 chegou a 27%

-

Camilo Santana disse que o gabarito sai na próxima quinta-feira

O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 teve 27% de abstenção, mantendo uma taxa semelhante à do ano passado (26,6%). A porcentagem é menor do que nos anos de 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%). 

“A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana, na noite deste domingo (9).
foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados a participar do Enem. Ele disse que houve 3.240 participantes eliminados por diferentes irregularidades. “Foi tudo tranquilo”, destacou. 

O ministro citou que foram eliminados candidatos que não atenderam as orientações dos fiscais, utilizaram materiais impressos, ausentaram-se dos assentos fora do horário permitido, portaram equipamentos eletrônicos ou deixaram o local da prova portando o caderno de questões antes de 30 minutos do final da aplicação

Gabarito 

O ministro informou que o gabarito oficial do primeiro dia de prova deve ser divulgado na próxima quinta-feira (13). Camilo Santana recordou que o exame foi aplicado em 1.805 municípios e envolveu mais de 300 mil pessoas de apoio. 

Neste domingo, o exame cobrou questões de múltipla escolha das seguintes áreas do conhecimento: língua portuguesa; literatura; língua estrangeira (inglês ou espanhol); história; geografia; filosofia e sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. Foram 90 questões além da redação. 

O ministro defendeu o tema da redação, sobre as perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira. 

“Achei que foi um tema muito atual e que exige de todos nós brasileiros um olhar muito cuidadoso, porque o país começou a inverter a sua curva etária, aumentando o número de pessoas idosas”.

Segundo professores ouvidos pela Agência Brasil, o tema da redação do Enem, ajudou a promover debates atuais como violações de direitos e etarismo, que é o preconceito contra uma pessoa por causa de sua idade.

Brasília - 09/11/2025 -  MEC faz balanço do primeiro dia do Enem 2025. Foto: Print/Youtube do MEC.
Ministro da Educação, Camilo Santana, e presidente do Inep, Maunel Palácios, fazem balanço do primeiro dia do Enem 2025. Foto: Print/Youtube do MEC.

“Prova linda”

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, avaliou que a prova estava “linda”, “maravilhosa”. 

“Trabalhando com as habilidades e conhecimentos previstos nas nossas referências curriculares, é um grande tema para a gente discutir nos próximos dias. É a avaliação que o Enem representa da conclusão da educação básica no país”, disse. 

O ministro da Educação destacou que os casos de reaplicação do exame têm data marcada: os dias 16 e 17 dezembro. Entre os alunos que terão essa oportunidade, estão os estudantes das cidades paranaense vítimas do tornado.

Segundo dia

O segundo dia de prova será no próximo domingo (16), quando serão cobrados conteúdos de ciências da natureza e matemática.

Além de avaliar o ensino nas escolas, o Enem é a principal porta de entrada em universidades, principalmente nas públicas. A nota pode ser usada pelos estudantes no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado às públicas, e no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), os dois direcionados a instituições particulares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Ciro Nogueira anuncia novos investimentos em infraestrutura, esporte e saúde para Bom Jesus

O senador Ciro Nogueira cumpriu agenda em Bom Jesus na quinta-feira (25), onde realizou visitas técnicas, anunciou novos investimentos...

Conselho Monetário Nacional amplia em R$ 1 bi limite para crédito a estados e municípios

Dinheiro vem de remanejamentos de operações para PAC e PPP Os estados, municípios e Distrito Federal podem pegar R$ 1...

Vereadora presa enquanto sacava R$ 500 mil em agência é solta após pagar fiança

Soltura ocorreu ainda na quinta-feira(25) após parlamentar pagar fiança de R$ 20 mil. A vereadora Francinalva Coelho (PDT) conhecida como...

Júlio César se pronuncia sobre escolha da primeira suplência do PT na chapa ao Senado

Pré-candidato ao senado ressalta apoio do governador Rafael Fonteles e do ministro Wellington Dias na decisão O deputado federal e...

Governo do Piauí terá horário de funcionamento reduzido na segunda (29) em razão do jogo do Brasil

Órgãos da administração direta e indireta funcionarão até as 12h, resguardados os serviços essenciais à população. O governador Rafael Fonteles...

Plano contra trabalho infantil alerta para violações no mundo digital

Documento traz diretrizes para ações públicas até 2035 O governo federal lançou, nesta quinta-feira (25), um novo Plano de Prevenção e Erradicação...

Governo do Piauí não dará ponto facultativo na sexta-feira, dia 22 de abril

Com isso, haverá expediente normal nessa data em todos...

Prefeita de Guadalupe emite novo decreto mantendo o isolamento social até 07 de junho.

Neidinha Lima está seguindo na íntegra o decreto expedido...

Você também pode gostar
Recomendado para você