Conta de luz pode ficar mais barata para quem usa energia fora do pico

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nova regra deve tornar o custo da energia mais caro no pico e mais barato fora do horário de maior consumo

A conta de luz de parte dos brasileiros pode mudar em 2026. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), responsável por regular e fiscalizar o setor elétrico, estuda uma nova forma de cobrança que leva em conta o horário em que a energia é usada.

A ideia é simples: a eletricidade ficaria mais barata nos períodos do dia em que há muita geração, como o meio do dia e a madrugada, e mais cara nos horários de maior consumo, principalmente no início da noite.

Hoje, a conta de luz das nossas casas não muda mesmo que o consumo se concentre nos horários de maior geração de eletricidade.

Foto: Banco de imagens

A proposta da agência reguladora é trazer esse sinal de preço, em um primeiro momento, para residências de grande porte, comércios médios e pequenos estabelecimentos industriais.

A proposta está descrita em uma nota técnica, documento usado pela Aneel para apresentar estudos e recomendações antes de abrir uma consulta pública. Nessa etapa, a sociedade pode enviar sugestões antes que a agência decida se a mudança será adotada.

O estudo propõe que consumidores de baixa tensão com consumo acima de 1.000 kWh por mês, como pequenos comércios, indústrias e residências de grande porte, passem automaticamente a ser cobrados pela chamada tarifa branca, também conhecida como tarifa horária.

Essa modalidade já existe desde 2018, mas é opcional e teve adesão muito baixa. Desde 2020, qualquer consumidor pode optar pela tarifa branca, mas poucos sabem disso.

Agora, a Aneel quer inverter a lógica e torná-la o padrão para cerca de 2,5 milhões de unidades consumidoras, o que representa cerca de um quarto do consumo total de eletricidade da baixa tensão.

Baixa tensão é o tipo de fornecimento usado na maioria das casas, comércios e pequenos negócios. É a energia que chega direto pela rede comum das distribuidoras, nas tomadas de 127 ou 220 volts.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Inscrições do concurso do IBGE encerram dia 11 de dezembro

As vagas estão distribuídas em todas as agências do IBGE no estado. O prazo para inscrição no Processo Seletivo Simplificado...

Correios vetam vale-natal de R$ 2,5 mil a funcionários

Em crise, os Correios decidiram não renovar este ano um benefício de vale-natal de R$ 2,5 mil aos seus...

Ciro Nogueira movimenta o Sul do Piauí com entregas, inaugurações e grandes comemorações

Parlamentar visita municípios do Norte ao Sul do estado, participa de inaugurações, ouve demandas da população e prestigia festas...

Bolsa Família atinge novo recorde no acompanhamento escolar e reduz número de estudantes não localizados

Gestão qualificada e integração entre União, estados e municípios elevam o desempenho das condicionalidades do programa, fundamental para rompimento...
spot_img

Pesquisa Datafolha: Em segundo turno, Lula venceria Flávio Bolsonaro por 15 pontos

Levantamento considerou 2.002 entrevistas; margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos Uma pesquisa divulgada...

Piauí segue com alertas de chuvas e ventos fortes em quase todo o estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste sábado (6), dois alertas de chuvas intensas em quase todo o...
spot_img

Posts Recomendados