Período chuvoso inicia no Piauí; chuvas devem se intensificar a partir do dia 7 de dezembro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

capital registrou céu carregado desde as primeiras horas da manhã, condição que deve se manter ao longo de todo o dia, com possibilidade de chuvas isoladas em diferentes regiões.

Teresina amanheceu nublada e com chuva leve nesta terça-feira (02), trazendo alívio para os teresinenses após vários dias com temperaturas acima dos 35ºC. A capital registrou céu carregado desde as primeiras horas da manhã, condição que deve se manter ao longo de todo o dia, com possibilidade de chuvas isoladas em diferentes regiões.

Foto: Breno Esaki

Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Werton Costa, esta terça-feira marca o início simbólico do período chuvoso no estado.

De acordo com ele, as primeiras precipitações ocorrem porque o estado começa a receber maior aporte de umidade proveniente do Atlântico Tropical. Esse processo está associado à lenta aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema responsável pelas chuvas no Nordeste.

“É uma lenta aproximação do principal sistema produtor de chuva do Nordeste, chamado de Zona de Convergência Intertropical. Ela ainda está um pouco mais ao Norte da sua posição climatológica, mas já provoca modificações sutis na condição temporal do Norte e do Nordeste”, explicou.

A ZCIT é determinante para a estação chuvosa da região e costuma garantir três meses de chuvas mais intensas quando atua em sua plenitude. Teresina já sente os primeiros efeitos dessa umidade adicional. “A capital amanheceu desde ontem com condições de nebulosidade, já representando a entrada dessa umidade nova”, destacou Werton.

Além da influência atlântica, há outros fenômenos colaborando para a mudança no padrão atmosférico. O diretor aponta que um corredor de umidade no Atlântico Sul também está ativo no momento, atuando sobre o sul da Bahia e o norte de Minas Gerais.

“Esse corredor deve se intensificar nos próximos dias para garantir um fluxo de umidade sobre a faixa do Cerrado e do Sertão. Ele deve estar com sua capacidade máxima a partir do dia 7 de dezembro, provocando grandes temporais”, explicou.

Werton Costa, climatologista e diretor de Mitigação e Prevenção da Defesa Civil Estadual (Foto: Assis Fernandes)

A expectativa é que esse corredor de umidade atue de forma sincronizada com a ZCIT, ampliando ainda mais a distribuição das chuvas na região. “Numa atuação paralela com a Zona de Convergência Intertropical, ele deve redistribuir a umidade na faixa norte”, completou Werton Costa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Zé Pereira em Barão de Grajaú terá Rafa e Pipo, filhos de Bell Marques, no Bloco do Povão

O Bloco do Povão promete abrir a festa com muita animação e tradição na Praça da Matriz, reunindo moradores...

Brasil registra alta no número de pessoas desaparecidas, atingindo recorde em 2025

Em 2025, 84 mil pessoas desapareceram no Brasil; número é o maior registrado desde o início da série histórica,...

Piauí tem alerta de chuvas intensas para 159 municípios

A previsão é de precipitações entre 30 e 60 mm por hora, acompanhadas de ventos fortes de 60 a...

Lula apoia soberania da Venezuela e espera se encontrar com Trump em março

Presidente falou sobre agenda internacional, relações com EUA e defendeu a soberania da Venezuela em relação aos EUA A declaração...
spot_img

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio principal vai a R$ 102 milhões

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6. Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.965 da Mega-Sena, realizado...

Mesmo com enquete favorável à avenida, GuadaFolia 2026 será no Balneário por questão de estrutura, explica o prefeito Jesse James

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA O prefeito de Guadalupe, Jesse James, anunciou nesta terça-feira, 27 de janeiro, que...
spot_img

Posts Recomendados