Papa Leão XIV celebra Natal no Vaticano e reforça apelo pela paz

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leão XIV incentivou a construção de uma cultura de paz tanto na vida doméstica quanto no espaço público.

O papa Leão XIV celebrou, na noite desta quarta-feira (24), pela primeira vez como pontífice, os ritos de Natal na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia foi marcada por um forte apelo à paz diante do cenário internacional de conflitos armados, como os registrados no Sudão, na Ucrânia e na Faixa de Gaza.

Na mensagem preparada para o Dia Mundial da Paz, celebrado em 1º de janeiro e divulgada antecipadamente, o papa defendeu uma paz “desarmada e desarmante”. Leão XIV incentivou a construção de uma cultura de paz tanto na vida doméstica quanto no espaço público, dirigindo-se especialmente a líderes políticos e autoridades internacionais.

O pontífice criticou a corrida armamentista global e o aumento dos gastos militares, associando esse movimento a discursos que alimentam a sensação permanente de ameaça. Segundo ele, a segurança baseada em armas reforça ciclos de violência e se distancia do exemplo de Jesus Cristo, que, de acordo com o papa, travou uma luta desarmada.

Leão XIV também condenou o uso bélico da inteligência artificial, afirmando que a tecnologia tem agravado a tragédia dos conflitos armados. O papa alertou para o risco de “desresponsabilização” de líderes políticos e militares diante da delegação de decisões sobre vida e morte a máquinas, o que, segundo ele, compromete fundamentos éticos e humanistas da civilização.

Há sete meses no cargo, o papa destacou ainda a importância do diálogo, da confiança mútua entre as nações e do respeito entre culturas e tradições religiosas. Para ele, comunidades devem se tornar “casas de paz”, capazes de neutralizar hostilidades por meio da justiça, do perdão e da convivência fraterna.

A mensagem papal foi bem recebida por lideranças religiosas de diferentes tradições no Brasil. Representantes evangélicos, espíritas e das religiões de matriz afro-brasileira destacaram a convergência do apelo pela paz, ressaltando que a transformação começa no interior das pessoas e deve se traduzir em gestos concretos de diálogo, tolerância e respeito no cotidiano e na vida pública.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeito de Cajueiro da Praia desmente Fábio Novo e mantém apoio a Ciro Nogueira

O prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro, desmentiu as declarações de Fábio Novo (PT) de que “votaria com...

Banco Central mantém juros básicos em 15% ao ano pela quinta vez seguida

Taxa Selic está no maior nível em quase 20 anos Apesar do recuo da inflação e do dólar, o Banco...

Rally Piocerá/Cerapió chega em Teresina na próxima sexta (30)

A competição deve movimentar cerca de R$ 8 milhões na economia dos municípios por onde passa, segundo estimativas baseadas...

Júlio César diz que PSD no Piauí seguirá com Lula apesar da filiação de Caiado

O deputado federal Júlio César, presidente estadual do PSD e pré-candidato ao Senado , afirmou que a filiação do...
spot_img

Anvisa libera canabidiol em farmácias de manipulação e amplia tratamentos com cannabis

As mudanças são exclusivas para fins medicinais. O uso recreativo da cannabis continua sendo proibido e fora das normas...

Guadalupe promoverá Corrida pela Vida em alusão ao Janeiro Branco nesta quinta-feira, 29, no Balneário Belém Brasília

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá nesta...
spot_img

Posts Recomendados