Piauí ultrapassa a marca de 20 mil cirurgias ortopédicas em 2025

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O volume representa um crescimento de 89% em relação ao mesmo período de 2022 e de 34% em comparação com 2024.

Entre janeiro e novembro de 2025, o Piauí realizou 20.952 cirurgias ortopédicas. O número eleva a média mensal para mais de 2 mil procedimentos em todo o estado, considerando os 14 hospitais que executam esse tipo de cirurgia. O volume representa um crescimento de 89% em relação ao mesmo período de 2022 e de 34% em comparação com 2024.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o aumento consolidou a descentralização do cuidado ortopédico, permitindo que pacientes sejam operados mais perto de suas famílias e de casa. O desempenho também demonstra avanços na capital, que registrou média superior a 700 cirurgias por mês entre janeiro e novembro.

A servidora pública Sarya de Moura, que sofreu um acidente doméstico em julho e fraturou os dois pés, destaca o atendimento rápido e a possibilidade de realizar a cirurgia no Hospital Regional Deolindo Couto (HRDC), em Oeiras.

“Eu estava saindo para caminhar quando torci o pé direito e, ao tentar me equilibrar, acabei quebrando o esquerdo. Fui atendida na UPA, fiz o raio-x e o ortopedista, que estava em cirurgia, pediu que eu voltasse no dia seguinte. Já na segunda-feira eu estava operando. Foi tudo muito rápido”, relata.

(Foto: Ascom Sesapi)

Ela reforça que ter o procedimento realizado no próprio município fez diferença. “Isso me tranquilizou muito. Por ser uma fratura complexa, imaginávamos que eu precisaria ir para Picos ou Teresina. Fazer tudo aqui reduziu o estresse e a preocupação. O hospital tem estrutura e profissionais que dão conta da demanda. Hoje já consigo andar, sigo em reabilitação e, embora ainda não tenha 100% da mobilidade, estou evoluindo bem”, afirma.

O coordenador de Ortopedia do Hospital da Polícia Militar (HPM), Eduardo Bona, avalia o balanço de 2025 como extremamente positivo.

Cirurgia realizada no HPM (Foto: Ascom Sesapi)

“Estamos fechando o ano com números exuberantes: mais de 20 mil cirurgias ortopédicas no estado. Isso se deve, principalmente, à consolidação dos serviços nos hospitais regionais, que tratam a população perto de casa, e ao trabalho do HPM, que hoje é a maior referência em cirurgia ortopédica do Piauí. Realizamos, de forma rotineira, artroscopias de joelho, ombro, cotovelo, quadril, tendões, entre outras de média e alta complexidade, reduzindo uma demanda reprimida histórica”, destaca.

O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, afirma que a descentralização e o aumento da capacidade cirúrgica reduziram o tempo de espera.

“Esse avanço melhora o atendimento de urgência, especialmente para vítimas de acidentes de trânsito, e reduz a fila de cirurgias eletivas. Em 2022, um paciente esperava mais de 400 dias por uma cirurgia ortopédica eletiva, que era a segunda maior fila do estado. Hoje, a média estadual é de 51 dias, sendo apenas 39 no HPM, referência em ortopedia”, explica.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Com jogos avançados, final do Torneio de Futsal de Guadalupe acontece hoje, dia 29, entre 14 de Março e Cruzetão, destaca a gestão municipal

Por Gleison Fernandes. As semifinais do 30º Torneio de Futsal de Férias – Edição Janeiro/2026 foram realizadas na noite desta...

Suspeito de matar o próprio pai a facadas é preso em bairro de Teresina

Após uma fuga pela mata, suspeito de matar o próprio pai é capturado graças à ação conjunta e rápida...

Resultado da chamada regular do Sisu 2026 é divulgado hoje; veja como consultar

Programa seleciona alunos para o primeiro e o segundo semestres letivos deste ano. Edição conta com 274,8 mil vagas...

Setor produtivo reage à manutenção da Selic em 15% ao ano

Indústria, construção e centrais sindicais criticam decisão do Copom A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central...
spot_img

Prefeito de Cajueiro da Praia desmente Fábio Novo e mantém apoio a Ciro Nogueira

O prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro, desmentiu as declarações de Fábio Novo (PT) de que “votaria com...

Banco Central mantém juros básicos em 15% ao ano pela quinta vez seguida

Taxa Selic está no maior nível em quase 20 anos Apesar do recuo da inflação e do dólar, o Banco...
spot_img

Posts Recomendados