Secretário Chico Lucas é convidado para chefiar Segurança Pública no governo Lula

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nome de Chico Lucas já havia sido pedido por conselho que reúne os secretários de segurança de cada estado

O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, convidou Francisco Lucas Costa Veloso para comandar a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Chico Lucas, como é conhecido, é atual secretário de Segurança Pública do Piauí. Ele é formado em direito pela Universidade Federal do Piauí e atua como procurador do estado desde 2009. É considerado um nome de confiança do governador Rafael Fonteles (PT).

Ao longo da carreira, já ocupou a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí, de 2016 e 2018, além da presidência da Associação Piauiense dos Procuradores do Estado.

Divulgação

Na gestão pública, foi diretor-geral do Instituto de Terras do Piauí de 2019 a 2022 na gestão de Wellington Dias (PT).

Lucas também era um nome reivindicado pelo Consesp (Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública) para assumir o cargo. O órgão reúne os secretários de segurança de todas as unidades federativas do país.

O ministro também convidou o promotor Paulo Modesto para integrar sua equipe. Ele é professor de Direito Administrativo da Universidade Federal da Bahia, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Público e membro do Ministério Público do Estado da Bahia.

Ainda não está definido qual secretaria ele irá ocupar, o que dependerá da configuração final da equipe. Próximo ao ministro, Modesto chegou a ser secretário Nacional de Justiça durante os 14 dias em que o Silva comandou o Ministério da Justiça no governo Dilma Rousseff (PT).

Outro nome cotado para compor a equipe é o do advogado Ademar Borges, que tem participado de reuniões no ministério e é próximo ao ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso.

Como mostrou a Folha, o novo ministro já sinalizou a pessoas próximas que pretende trocar o comando de ao menos quatro das oito secretarias do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Entre as áreas que devem passar por mudanças estão a Secretaria-Executiva, a Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Secretaria Nacional de Assuntos Legislativos e a Secretaria Nacional de Direitos Digitais.

Até que os novos nomes sejam definidos, o atual secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, acumulará funções e responderá também pela Secretaria-Executiva da pasta.

Jean Uema, atual secretário Nacional de Justiça, é um dos nomes que devem permanecer no quadro do ministério. Seu nome é cogitado para a Secretaria-Executiva.

Pessoas próximas ao ministro dizem que ele deve terminar de montar a equipe até o final de semana.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mesmo com enquete favorável à avenida, GuadaFolia 2026 será no Balneário por questão de estrutura, explica o prefeito Jesse James

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA O prefeito de Guadalupe, Jesse James, anunciou nesta terça-feira, 27 de janeiro, que...

PT confirma Vinícius Dias fora da disputa pela vice; anúncio sairá após Carnaval

O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores no Piauí, deputado Fábio Novo, confirmou que o médico Vinícius Dias, filho...

Senar Piauí marca presença no lançamento do Programa de Apoio ao Agricultor em Geminiano

Presidente do Sistema Faepi Senar Piauí e deputado federal Júlio César reforça compromisso com a valorização da agricultura e...

Fornecedores que atrasarem entrega de medicamentos à rede municipal serão punidos, diz presidente da FMS

A presidente da FMS afirmou que a situação se arrasta desde 2019. Os fornecedores da Fundação Municipal de Saúde (FMS)...
spot_img

Adolescente morre após ingerir líquido armazenado em garrafa pet em Bertolínia

Jovem de 15 anos passou mal, foi socorrido ao hospital, mas não resistiu; caso será investigado. Um adolescente de 15...

Piauí torna obrigatório protocolo de humanização para mães em casos de perda gestacional

Lei estadual determina acolhimento diferenciado nas redes pública e privada de saúde, com foco em privacidade, apoio psicológico e...
spot_img

Posts Recomendados