Ministério Público recomenda alteração no regulamento da PM-PI para permitir prisão disciplinar de policiais

-

O comandante-geral da PM informou que a corporação já tem uma proposta de alteração no regramento.

O Ministério Público do Estado do Piauí recomendou ao Comando-Geral da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) a alteração no regulamento disciplinar da corporação, de modo a acrescentar a punição de detenção ou prisão disciplinar para policiais que cometerem transgressões. A recomendação foi encaminhada nesta quinta-feira (19) pelo promotor Assuero Stevenson Oliveira, da 9ª Promotoria de Justiça Criminal da Comarca de Teresina.

Foto: Jacinto Teles

A iniciativa ocorre após dois episódios recentes de agressões cometidas por policiais militares em serviço durante abordagens. O texto recomenda a “elaboração de novo Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado do Piauí, o qual deverá conter, necessariamente, previsão de punição disciplinar consistente em detenção e prisão disciplinar, independentemente de especificação em lei”.

Em entrevista ao GP1, o promotor Assuero explicou que a punição havia sido extinta por uma lei federal sancionada em 2019, todavia, em julgamento mais recente, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a norma inconstitucional.

“Tiraram a prisão disciplinar e colocaram um Código de Ética. Recomendei ao comando que acabe com o Código de Ética e faça um novo, prevendo a prisão disciplinar, conforme o entendimento do Supremo Tribunal Federal”, afirmou o representante ministerial.

O promotor ressaltou que a proposta beneficia tanto a sociedade quanto a própria corporação, visando responsabilizar quem descumprir as regras no exercício das funções. Ele explicou que, se a punição disciplinar estivesse em vigor, os policiais envolvidos nesses episódios de agressão certamente seriam detidos.

“É uma forma de punir o policial que age contrário a lei, de imediato. Porque se tivesse isso atualizado, o comandante mandaria prender. Então, é uma forma de fortalecer a disciplina”, destacou o membro do Ministério Público.

Casos de agressão O primeiro caso aconteceu no último sábado (14) em São Raimundo Nonato, quando um advogado foi agredido por militares em uma festa de Carnaval. O segundo episódio ocorreu no domingo (15), em Luzilândia, quando outros policiais agrediram o suplente de vereador Edson Carvalho.

Os dois episódios foram registrados em vídeos, que rapidamente circularam e aumentaram a repercussão.

O que diz o comandante-geral

O GP1 conversou com o coronel Scheiwann Lopes, comandante-geral da PMPI. Ele informou que a corporação já está discutindo a alteração recomendada pelo Ministério Público e está dialogando com as associações dos militares.

“É nesse ponto que o Ministério Público está atuando junto ao comando, no sentido de vermos um novo código de ética que atenda às recomendações do STF e do STJ. Então iremos estudar, temos uma proposta já pronta e estamos tratando com as associações, com os segmentos da Polícia Militar. O Ministério Público é um órgão fiscalizador, ele observa, nos cobra e temos que estar afinados ao que prescreve a lei, ter um código correto, que se rege pelo ordenamento jurídico brasileiro, temos que nos adequar”, declarou o comandante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Vulnerabilidade afeta altura de crianças nordestinas e indígenas no Brasil

A vulnerabilidade social tem impactado diretamente o desenvolvimento infantil no Brasil, reduzindo a altura média de crianças indígenas e...

Chuvas aumentam proliferação de moscas e elevam risco de virose intestinal

Com a chegada do período chuvoso no Piauí, o aumento da proliferação de moscas e outros insetos tem acendido...

Missa de Quarta-feira de Cinzas reúne fiéis e marca início da Quaresma em Guadalupe

Na noite de quarta-feira, 18 de fevereiro, a comunidade católica de Guadalupe deu início ao período da Quaresma com...

Doutora Tatiana Sampaio diz que Brasil perdeu patente da polilaminina após cortes na UFRJ

A doutora Tatiana Sampaio afirmou que o Brasil perdeu a patente internacional da polilaminina após cortes de recursos na...

Abril 2026: Confira as datas dos feriados e folgas no Piauí

Após o Carnaval, Piauí se prepara para folgas prolongadas em abril de 2026 Por Leônidas Amorim - Colunista e Redator...

Prefeitura de Guadalupe realiza inscrições para cadastro reserva do Programa Novo Mais Educação nesta quinta (19) e sexta (20)

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza nesta quinta-feira, 19 de...

Bolsonaro critica restrições e diz que governadores devem pagar auxílio emergencial para o povo

Afirmou que: “governador que destrói emprego, deve bancar o...

João Vicente Claudino abandona a oposição e declara apoio ao pré-candidato Fábio Novo

O ex-senador vai organizar uma reunião com seus aliados...

Você também pode gostar
Recomendado para você