Mais de 100 mil estudantes terão aprendizado fortalecido com minitestes aplicados pela Seduc

-

A ação faz parte do programa Gestão da Aprendizagem e integra as estratégias de acompanhamento pedagógico da rede estadual.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, nesta quarta (18) e quinta-feira (19), a aplicação do 1º Miniteste Seduc de 2026 nas escolas da rede estadual de ensino para mais de 100 mil estudantes. A ação faz parte do programa Gestão da Aprendizagem e integra as estratégias de acompanhamento pedagógico da rede estadual, com foco no monitoramento do desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.

Os minitestes têm como principal finalidade acompanhar, de forma contínua, a aprendizagem dos estudantes, além de identificar lacunas no processo de ensino e subsidiar intervenções pedagógicas mais assertivas nas escolas. Ao longo de 2026, estão previstas oito aplicações avaliativas, permitindo o acompanhamento da evolução do ensino durante todo o ano letivo.

Foto: Ascom Seduc

Nesta primeira edição participam estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, contemplando habilidades prioritárias alinhadas ao currículo da rede estadual e às matrizes de referência das avaliações externas. Cada miniteste oferece um diagnóstico rápido e objetivo, contribuindo para o fortalecimento das práticas pedagógicas em sala de aula.

Os instrumentos são elaborados com base em uma matriz progressiva, construída a partir do Mapa de Progressos, do Currículo Trimestral, dos objetivos de aprendizagem e dos descritores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema de Avaliação do Piauí (Saepi). A cada nova aplicação, há um aumento gradual da complexidade das atividades, respeitando a progressão esperada das aprendizagens em cada etapa de ensino.

Foto: Letícia Santos

Além de medir o desempenho dos estudantes, os minitestes também permitem analisar o nível de participação das escolas, das turmas e dos alunos, fortalecendo a cultura de monitoramento e o uso pedagógico dos dados educacionais na rede estadual. Após cada aplicação, os resultados são disponibilizados às unidades escolares, orientando o planejamento de ações de recomposição e reforço da aprendizagem. Com isso, a Seduc fortalece o trabalho dos professores e das equipes gestoras, promovendo avanços consistentes no desempenho escolar.

Para o secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, a iniciativa reforça o compromisso da Seduc com uma educação pública baseada em evidências e focada em resultados. “Os minitestes são ferramentas importantes para que nossas escolas acompanhem, de forma contínua, como os estudantes estão aprendendo. Com esse diagnóstico conseguimos agir com mais rapidez, apoiar professores e gestores e garantir intervenções pedagógicas mais eficazes para melhorar a aprendizagem”, destacou o secretário.

Gestão baseada em dados e evidências

A aplicação dos minitestes faz parte do Programa Gestão da Aprendizagem, iniciativa da Seduc voltada ao acompanhamento sistemático do desempenho dos estudantes e ao fortalecimento do trabalho pedagógico nas escolas. A proposta é ampliar o uso de dados educacionais no planejamento das ações pedagógicas, oferecendo às equipes escolares informações mais rápidas e objetivas para identificar dificuldades, orientar intervenções e promover avanços na aprendizagem ao longo do ano letivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

João Gomes é atração confirmada no Festival de Folguedos em Teresina

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou, por meio de suas redes sociais, que o cantor João Gomes será...

Joel Rodrigues aponta falhas em setores essenciais do Piauí durante evento do União Brasil; veja o vídeo

“O Piauí que vemos é o da fome, da dificuldade no acesso à saúde e da insegurança. A descentralização...

Governador entrega 12 obras do OPA e 346 títulos de imóveis para a zona sudeste nesta segunda (11)

Governo do Estado amplia o número de obras do OPA em Teresina e garante titularidade de imóveis pelo programa...

Eleição para presidência do Senado só em 2027, mas já movimenta os bastidores de Brasília

O presidente do Senado é sempre eleito para um mandato de dois anos. Entre as suas atribuições, está a...

Planos de saúde coletivos têm reajuste médio de 9,9%, mostra ANS

Variação é a menor em cinco anos, mas supera inflação Os planos de saúde coletivos tiveram reajuste anual médio de...

Prefeito Jesse afirma que Feira da Mulher Empreendedora bateu recorde de público e negócios

Por Gleison Fernandes. A 4ª Feira da Mulher Empreendedora encerrou sua programação neste sábado, 9 de maio, após dois dias...

“Nosso propósito é seguir em harmonia”, diz Hilo de Almeida, novo presidente do TJ-PI

Além do desembargador Hilo de Almeida Sousa como novo...

Piauí é o Estado brasileiro que mais precisa de creches, diz pesquisa

Ao menos 53% das crianças piauienses estão em alguma...

Você também pode gostar
Recomendado para você