O município de Guadalupe alcançou 69% no Índice de Crianças Alfabetizadas (ICA), superando a meta de 59% estabelecida para 2025 pelo Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa. O resultado foi divulgado pela Secretaria Municipal de Educação.
O indicador mede o percentual de alunos alfabetizados na idade adequada, com base em avaliações aplicadas na rede pública. O desempenho coloca o município acima do objetivo previsto e reflete os avanços no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o resultado está relacionado ao trabalho desenvolvido em sala de aula, à atuação dos professores e ao acompanhamento pedagógico realizado nas unidades escolares. As ações têm priorizado a alfabetização na idade correta, com foco no desenvolvimento das competências básicas de leitura e escrita.

O prefeito Jesse James destacou o desempenho da rede municipal e afirmou que a gestão seguirá investindo na educação básica. A secretária municipal de Educação, Jocilene Miranda, atribuiu o resultado ao trabalho contínuo desenvolvido nas escolas, com foco na alfabetização nos anos iniciais e no acompanhamento dos alunos.
O Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa integra uma estratégia estadual que busca garantir que os estudantes estejam alfabetizados até o final do 2º ano do ensino fundamental. Em Guadalupe, o resultado acima da meta indica avanço nos indicadores educacionais do município.






