Dez pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (7) durante uma operação da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) contra uma facção criminosa com atuação no município de Canto do Buriti, no Sul do estado. Os alvos são investigados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa.
Ao todo, foram cumpridos 20 mandados judiciais em diferentes endereços ligados aos investigados. A ação mobilizou equipes de diversas forças de segurança estaduais.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais apreenderam aparelhos celulares, armas de fogo e outros materiais considerados relevantes para o andamento das investigações. Segundo a SSP-PI, os suspeitos flagrados com armas em situação irregular foram autuados em flagrante.
As investigações que resultaram na operação são desdobramentos de ações anteriores realizadas na região. Conforme a polícia, parte das informações utilizadas no trabalho investigativo foi obtida a partir da análise de dados extraídos de celulares apreendidos em operações passadas.
O delegado titular da Delegacia Seccional de Canto do Buriti, Vinícius Araújo, afirmou que a operação representa mais um avanço no combate às organizações criminosas no Sul do estado.
“Essa operação é resultado de um trabalho investigativo contínuo e da integração entre as forças de segurança. As medidas cumpridas representam mais um avanço no enfrentamento às organizações criminosas que atuam na região”, declarou.
O delegado Charles Pessoa destacou que o trabalho integrado seguirá sendo intensificado para identificar lideranças criminosas e enfraquecer financeiramente os grupos investigados.
“O recado é claro: o Estado continuará atuando de forma firme e integrada contra organizações criminosas, identificando lideranças, descapitalizando grupos e responsabilizando todos os envolvidos com a criminalidade”, afirmou.
A operação foi coordenada pela Delegacia Seccional de Canto do Buriti e contou com apoio do DRACO, CORE, Delegacias Seccionais de Floriano, Uruçuí e São Raimundo Nonato, além do GPM de Itaueira, FEISP e Delegacia de Água Clara.
De acordo com a polícia, as investigações continuam e novas medidas poderão ser adotadas nos próximos dias.





