Giro 360TSE interrompe julgamento relacionado à pesquisa que indicou queda...

TSE interrompe julgamento relacionado à pesquisa que indicou queda de Flávio Bolsonaro

-

O plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) suspendeu o julgamento que decidiria sobre manter ou derrubar decisão do ministro Kassio Nunes Marques, que suspendeu a divulgação da pesquisa do Instituto AtlasIntel que apontou uma queda nas intenções de voto do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

O julgamento foi suspenso após um pedido de vista — ou seja, mais tempo para avaliar o caso — feito pela ministra Estela Aranha.

A publicação da pesquisa de intenção de voto ocorreu logo após a revelação de conversas gravadas entre o parlamentar e o banqueiro Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master.

crédito: AFP

A decisão de Nunes Marques atendeu a um pedido de liminar protocolado pela coordenação jurídica do PL (Partido Liberal).

A legenda contestou a metodologia aplicada pelo instituto, argumentando que o questionário feria o princípio da neutralidade ao induzir os entrevistados a uma percepção negativa sobre o pré-candidato antes de colher as intenções de voto.

Na decisão e no voto, o ministro Nunes Marques apontou que, em outras 27 pesquisas registradas pela AtlasIntel no TSE, não havia perguntas semelhantes e nem o uso de peças audiovisuais como o verificado nesta.

A decisão cita uma entrevista do CEO da AtlasIntel, na qual o executivo admitiu o viés político do conteúdo e emitiu juízos de valor, afirmando que o áudio vazado revelava “fatos extremamente graves” capazes de comprometer a viabilidade de Flávio Bolsonaro na corrida eleitoral.

Embora a pesquisa já tivesse sido divulgada, o ministro entendeu que a manutenção de sua circulação digital gera efeitos de difícil reversão e pode induzir o eleitorado a erro.

O ministro determinou ainda que a AtlasIntel se abstenha de promover nova divulgação, impulsionamento, republicação ou manutenção da pesquisa em seus canais oficiais.

Na tarde de segunda-feira (8), a AtlasIntel divulgou comunicado afirmando que respeitará a determinação de Nunes Marques. A empresa declarou também que fornecerá à Corte as informações sobre a metodologia utilizada na pesquisa.

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Cânion do Rio Poti reúne belezas naturais, sítios arqueológicos e atrativos turísticos no Piauí

Localizada entre os municípios de Buriti dos Montes, Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí, a região do Cânion...

Lula vota em São Paulo e volta a atacar Flávio Bolsonaro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, votou na manhã deste domingo (25) em São...

‘Chegou a hora da mudança de verdade’, diz Flávio após votar no Rio de Janeiro

Candidato do Partido Liberal (PL) chegou por volta das 8h20 à Escola Municipal Barão Homem de Mello, em Vila...

Lula vota em São Bernardo do Campo e diz que nunca viu mobilização ‘igual’

Presidente conversou com apoiadores e jornalistas ao sair de casa, em São Bernardo do Campo, na Grande SP, neste...

Nunes Marques pede vigilância e senso crítico com notícias no 2º turno

As seções ficam abertas de 8h às 17h, seguindo o horário de Brasília, e quem não votou no primeiro...

Júlio César aposta em vitória de Lula e dispara: “Você vai ver a lapada”

O deputado participou da manifestação pró Lula neste sábado (24), em Teresina, e demonstrou que o petista tem chance...

Mais Lidos

Banco Central registra segundo vazamento de dados pessoais de usuários do PIX

Segundo o BC, o vazamento ocorreu entre os dias...

“Problema surgiu quando aceitamos manobra que anulou condenação de Lula”, diz Mourão

Atual vice-presidente e senador eleito pelo Rio Grande do...

Você também pode gostarRECOMENDADO