Grupo do Ceti Frei José Apicella conquistou o 2º lugar na categoria Tecnologia da Informação do programa Do Piauí para o Mundo.
Cinco estudantes do curso de Desenvolvimento de Sistemas do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Frei José Apicella, de Guadalupe, embarcam nesta quinta-feira (20) para Xangai, na China, onde participarão de um intercâmbio educacional após conquistarem o 2º lugar na categoria Tecnologia da Informação do programa Do Piauí para o Mundo, do Governo do Estado.
Viajam Lincoln Rodrigues, Safira de Cássia, Raphael Carreiro, Isabela da Silva e Michelly Maria, integrantes da equipe responsável pelo projeto SchoolGain. O trabalho foi desenvolvido sob orientação do professor Samuel Sá e garantiu ao grupo a participação na experiência internacional.

O roteiro começa às 18h45 desta quinta-feira, com a saída de Teresina para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. À 1h55 de sexta-feira (21), o grupo segue para Doha, no Catar. A última etapa está prevista para sábado (22), com partida de Doha às 2h10 e chegada a Xangai às 16h20, conforme o itinerário informado à equipe.
Atividades acadêmicas e visitas técnicas
Durante a permanência em Xangai, os estudantes participarão de atividades ligadas à Shanghai Jiao Tong University (SJTU), instituição fundada em 1896 e com atuação em áreas como ciência, engenharia, medicina, economia, gestão e humanidades.
A programação também prevê visitas técnicas e atividades em diferentes pontos da cidade. Entre os locais incluídos no roteiro estão instalações da Volkswagen e o Baidu Apollo Park, ligado ao desenvolvimento de tecnologias de direção autônoma e mobilidade inteligente.
O intercâmbio permitirá aos estudantes conhecer ambientes acadêmicos, empresariais e tecnológicos de uma das maiores cidades da China, além de acompanhar aplicações de tecnologias relacionadas à área de formação do grupo.
“A gente nunca imaginou que isso acontecesse”
Antes do embarque, a estudante Safira de Cássia falou sobre a trajetória da equipe até a conquista da vaga. Segundo ela, o SchoolGain já vinha sendo desenvolvido antes da participação no programa.
“Desde o ano passado a gente já está trabalhando nesse projeto. Foi uma experiência muito gratificante, porque teve toda a concorrência, foram mais de 45 mil alunos, então estar em destaque entre todos esses alunos foi maravilhoso”, afirmou.
Safira também comentou a expectativa para os próximos dias.
“Estou muito feliz. A viagem está maravilhosa, porque a gente vai para um dos maiores polos de tecnologia do mundo. Então, a gente espera conhecer muitas coisas lá”, disse.
A estudante destacou ainda o significado da oportunidade para quem estuda na rede pública.
“Primeiro eu falo como estudante de rede pública, porque a gente nunca espera que isso aconteça. É uma coisa que a gente nunca imaginou. Estou muito feliz. Só tenho que agradecer a Deus”, completou.
SchoolGain levou equipe à China
A participação no intercâmbio foi conquistada após a equipe do Ceti Frei José Apicella alcançar o 2º lugar na categoria Tecnologia da Informação do Do Piauí para o Mundo 2026.
O grupo apresentou o SchoolGain, projeto que reúne educação, sustentabilidade e gamificação para estimular práticas sustentáveis dentro e fora do ambiente escolar. A proposta foi desenvolvida pelos próprios estudantes durante sua formação no Ceti Frei José Apicella.
Com a classificação, os cinco alunos de Guadalupe passaram a integrar o grupo de estudantes da rede estadual selecionados para experiências internacionais promovidas pelo programa em 2026.
A viagem à China coloca os estudantes em contato com universidades, empresas e ambientes ligados à tecnologia e à inovação e encerra uma trajetória iniciada dentro da escola pública estadual de Guadalupe, com o desenvolvimento do SchoolGain e a participação na competição.
Confira as imagens









