Levantamento aponta redução na abstenção em relação a 2022, mas número de votos nulos aumentou em 209 dos 224 municípios piauienses.
Mais de 530 mil eleitores do Piauí deixaram de comparecer às urnas ou anularam o voto para presidente no primeiro turno das eleições de 2026, realizado no último domingo (4). O número representa 19,6% do eleitorado estadual, segundo levantamento do Conecta Piauí, elaborado com base nos dados de votação por seção do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ao todo, foram contabilizados 530.035 eleitores nessa situação. Desse total, 463.875 não compareceram às urnas, enquanto 66.160 votaram nulo para presidente. Os eleitores ausentes representam 87,5% do grupo analisado. Os votos em branco não foram incluídos na pesquisa.
Na comparação com o segundo turno das eleições presidenciais de 2022, quando 532.778 eleitores deixaram de votar ou anularam o voto, houve uma pequena redução no total. Naquele ano, foram registradas 481.723 abstenções e 51.055 votos nulos.
Os números indicam que, em 2026, o Piauí teve 17.848 eleitores ausentes a menos, enquanto os votos nulos aumentaram em 15.105.
A análise dos 224 municípios piauienses aponta que a soma de abstenções e votos nulos diminuiu em 168 cidades. Entretanto, quando considerados apenas os votos nulos, houve crescimento em 209 municípios. Já a abstenção aumentou em 78 cidades.
Teresina registra mais de 101 mil eleitores ausentes ou que votaram nulo
Teresina concentra o maior número de eleitores que não compareceram às urnas ou anularam o voto para presidente. Na capital, foram contabilizadas 101.383 pessoas nessa situação, o equivalente a 19,1% do total registrado no estado.
O levantamento também identificou que os 50 municípios com os maiores números absolutos de abstenções e votos nulos concentram 339.586 eleitores, correspondentes a 64,1% do total estadual.
Entre essas cidades, 47 já integravam a lista dos 50 maiores quantitativos em 2022. As principais mudanças ocorreram em Assunção do Piauí, que passou da 54ª para a 43ª posição; Itauêira, que saiu da 53ª para a 45ª; e Brasileira, que avançou da 59ª para a 50ª colocação.
Por outro lado, Alto Longá, Demerval Lobão e Nazária deixaram de integrar a relação dos 50 municípios com os maiores números de eleitores ausentes ou que anularam o voto.
Abstenções e votos nulos superam votação de Flávio Bolsonaro no estado
A soma das abstenções e dos votos nulos para presidente no Piauí também superou a quantidade de votos recebidos pelo candidato Flávio Bolsonaro (PL) no primeiro turno.
De acordo com os dados apresentados, Flávio Bolsonaro recebeu 517.028 votos no estado, enquanto 530.035 eleitores não compareceram às urnas ou votaram nulo. A diferença foi de 13.007.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por sua vez, recebeu 1.523.710 votos no Piauí, o equivalente a 71% dos votos válidos.
A comparação considera apenas os números absolutos. Eleitores que não compareceram às urnas ou anularam o voto não podem ser contabilizados como apoiadores de qualquer candidato.
Segundo turno será realizado em 25 de outubro
Com o segundo turno da eleição presidencial marcado para o dia 25 de outubro, os dados permitem avaliar a participação do eleitorado piauiense na primeira etapa da disputa.
Embora a quantidade de eleitores ausentes tenha diminuído em relação a 2022, o aumento dos votos nulos foi registrado em 209 dos 224 municípios do estado.
O levantamento também aponta que a redução no número de abstenções foi suficiente para compensar o crescimento dos votos nulos, resultando em uma pequena queda no total combinado dos dois indicadores.
A comparação, entretanto, considera etapas diferentes das eleições presidenciais: o segundo turno de 2022 e o primeiro turno de 2026. Essa diferença deve ser considerada na análise do comportamento dos eleitores.
Os dados foram consolidados pelo Conecta Piauí a partir de informações de votação por seção atribuídas ao TSE, abrangendo todos os 224 municípios piauienses.
Observação editorial: Mantive os números, as comparações e as informações da matéria original, sem acrescentar dados. Antes da publicação no Portal Cidade Luz, recomendo conferir os resultados eleitorais citados na base oficial do TSE, pois esta reescrita não inclui uma verificação independente dos dados.





