A partir de hoje é proibido apreender motos por débitos tributários em operações policiais no Piauí

-

- Advertisment -spot_img

Além desta, mais cinco leis do Pacto Pela Ordem foram sancionadas pelo Governo e passam a valer. Veja quais são.

A partir desta sexta-feira (23) fica proibida a apreensão de motocicletas por razões de débitos tributários em blitzen policiais no Piauí. É que foi sancionada a Lei nº 8.702, prevista no Pacto Pela Ordem, que prevê a proibição de recolher veículos de duas rodas, de até 170 cilindradas, exclusivamente em razão de débitos tributários nas ações da Segurança Pública e de combate à criminalidade.

Esta lei faz parte do pacote de seis projetos que foram sancionados pelo Governo do Piauí e publicados no Diário Oficial do Estado desta quinta (22). Todas elas fazem parte do Pacto Pela Ordem, lançado em março para endurecer as medidas de combate e repressão ao crime. Os projetos foram apreciados pelo Legislativo e, uma vez sancionados pelo governador, passam a valer.

Foram sancionadas as seguintes leis:

Lei nº 8.697 – Autoriza as forças de segurança pública do Estado do Piauí a conduzir à autoridade policial o indivíduo que descumprir medida cautelar diversa da prisão e determina o encaminhamento ao juízo competente para análise. A partir de agora, quando a polícia flagrar descumprimento de medida cautelar, pode registrar a ocorrência, documentar o que for necessário e enviar o transgressor imediatamente ao juiz para que ele decida sobre a cautelar.

Lei nº 8.698 – Inclui como fonte de receita do Fundo Estadual de Segurança Pública (FESP) os bens e valores oriundos de infrações penais diversas e declarados perdidos em favor do Estado, para fortalecer a política de recuperação de ativos e destinação ao sistema estadual de segurança pública.

Lei nº 8.699 – Institui o Sistema de Compensação pelo Cumprimento de Metas por Indicadores Estratégicos de Criminalidade no Piauí. O sistema tem como finalidade estimular o desempenho integrado, com foco nos resultados mensuráveis e em ações conjuntas de enfrentamento à criminalidade. A lei define como “meta” o resultado esperado por indicadores de enfrentamento à criminalidade. Elas serão definidas por portaria do Secretário de Segurança.

Lei nº 8.700 – Institui o Protocolo Estadual de Proteção Animal – Estabelece os procedimentos de prevenção, combate e investigação de crimes de maus-tratos contra animais no Piauí. O protocolo tem por objetivo garantir o bem-estar e proteção dos animais domésticos e silvestres, estabelecer diretrizes para o atendimento, fiscalização e investigação de crimes de maus-tratos a animais, criar mecanismos de assistência aos animais vítimas de maus-tratos, promover campanhas educativas e integrar ações de órgãos estaduais.

Lei nº 8.701 – Institui o Fundo Estadual de Reparação às Vítimas de Crimes no Estado. O Fundo tem como finalidade garantir a assistência e reparação de danos físicos, psíquicos, morais e materiais às vítimas diretas ou indiretas de crimes e atos infracionais cometidos com violência no Piauí. A lei entende como receitas os valores oriundos de condenações judiciais decorrentes de crimes ou atos infracionais, multas e indenizações obtidas por sentenças condenatórias e valores decorrentes de acordos de não persecução penal e de fianças.

Lei nº 8.702 – Veda a apreensão de veículos de duas rodas por débitos tributários nas operações de combate à criminalidade no Piauí. A lei trata da proibição de recolher motocicletas em ações policiais exclusivamente por questões de dívidas com o Estado e órgãos de trânsito.

Este pacote é o primeiro do Pacto Pela Ordem que foi sancionado e passou a valer como lei no Piauí. Ao todo, são 13 projetos de lei que o Executivo enviou ao Legislativo para serem apreciados. Os textos foram elaborados pela equipe da Secretaria de Segurança Pública do Estado para endurecer o combate ao crime.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Autor da “Lei Felca”, vereador Diego Vieira é investigado por suspeita de exploração sexual infantil

O parlamentar é autor da Lei Municipal Felca, que tem objetivo promover ações de enfrentamento à violência sexual contra...

Empresas vão poder abater dívidas com Anatel se conectarem faculdades à internet

Há pelo menos 118 unidades de ensino superior com dificuldades de acesso.Pelo menos 118 unidades de universidades públicas e...

Piauí autoriza parceria para abrigar animais vítimas de maus-tratos apreendidos pela polícia

As propostas das organizações interessadas podem ser enviadas de 12 de fevereiro a 12 de março. O resultado final...

Prefeito no interior do Piauí anuncia pagamento de 60% do precatório do FUNDEF durante a Jornada Pedagógica 2026

A iniciativa representa um marco importante na valorização dos profissionais da educação e reafirma o compromisso da gestão municipal...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Sessões da Câmara de Guadalupe começam em 23 de fevereiro, anuncia presidente Adão Moura

Abertura do ano legislativo será às 19h e população é convidada a acompanhar os trabalhos.O presidente da Câmara Municipal...

MS leva conscientização sobre uso de preservativos para prevenção de doenças durante os carnavais de Recife, Salvador e Rio de Janeiro

Padilha reforça importância da proteção durante a folia e destaca a distribuição de 138 milhões de preservativos para todo...

Publicada indicação de Kassio Nunes para cargo de ministro do STF

Natural de Teresina, Marques foi advogado por cerca de...

Governo Bolsonaro remarca Enem para janeiro e fevereiro de 2021

O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta quarta-feira (8)...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Você também pode gostar
Recomendado para você