A partir de hoje é proibido apreender motos por débitos tributários em operações policiais no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Além desta, mais cinco leis do Pacto Pela Ordem foram sancionadas pelo Governo e passam a valer. Veja quais são.

A partir desta sexta-feira (23) fica proibida a apreensão de motocicletas por razões de débitos tributários em blitzen policiais no Piauí. É que foi sancionada a Lei nº 8.702, prevista no Pacto Pela Ordem, que prevê a proibição de recolher veículos de duas rodas, de até 170 cilindradas, exclusivamente em razão de débitos tributários nas ações da Segurança Pública e de combate à criminalidade.

Esta lei faz parte do pacote de seis projetos que foram sancionados pelo Governo do Piauí e publicados no Diário Oficial do Estado desta quinta (22). Todas elas fazem parte do Pacto Pela Ordem, lançado em março para endurecer as medidas de combate e repressão ao crime. Os projetos foram apreciados pelo Legislativo e, uma vez sancionados pelo governador, passam a valer.

Foram sancionadas as seguintes leis:

Lei nº 8.697 – Autoriza as forças de segurança pública do Estado do Piauí a conduzir à autoridade policial o indivíduo que descumprir medida cautelar diversa da prisão e determina o encaminhamento ao juízo competente para análise. A partir de agora, quando a polícia flagrar descumprimento de medida cautelar, pode registrar a ocorrência, documentar o que for necessário e enviar o transgressor imediatamente ao juiz para que ele decida sobre a cautelar.

Lei nº 8.698 – Inclui como fonte de receita do Fundo Estadual de Segurança Pública (FESP) os bens e valores oriundos de infrações penais diversas e declarados perdidos em favor do Estado, para fortalecer a política de recuperação de ativos e destinação ao sistema estadual de segurança pública.

Lei nº 8.699 – Institui o Sistema de Compensação pelo Cumprimento de Metas por Indicadores Estratégicos de Criminalidade no Piauí. O sistema tem como finalidade estimular o desempenho integrado, com foco nos resultados mensuráveis e em ações conjuntas de enfrentamento à criminalidade. A lei define como “meta” o resultado esperado por indicadores de enfrentamento à criminalidade. Elas serão definidas por portaria do Secretário de Segurança.

Lei nº 8.700 – Institui o Protocolo Estadual de Proteção Animal – Estabelece os procedimentos de prevenção, combate e investigação de crimes de maus-tratos contra animais no Piauí. O protocolo tem por objetivo garantir o bem-estar e proteção dos animais domésticos e silvestres, estabelecer diretrizes para o atendimento, fiscalização e investigação de crimes de maus-tratos a animais, criar mecanismos de assistência aos animais vítimas de maus-tratos, promover campanhas educativas e integrar ações de órgãos estaduais.

Lei nº 8.701 – Institui o Fundo Estadual de Reparação às Vítimas de Crimes no Estado. O Fundo tem como finalidade garantir a assistência e reparação de danos físicos, psíquicos, morais e materiais às vítimas diretas ou indiretas de crimes e atos infracionais cometidos com violência no Piauí. A lei entende como receitas os valores oriundos de condenações judiciais decorrentes de crimes ou atos infracionais, multas e indenizações obtidas por sentenças condenatórias e valores decorrentes de acordos de não persecução penal e de fianças.

Lei nº 8.702 – Veda a apreensão de veículos de duas rodas por débitos tributários nas operações de combate à criminalidade no Piauí. A lei trata da proibição de recolher motocicletas em ações policiais exclusivamente por questões de dívidas com o Estado e órgãos de trânsito.

Este pacote é o primeiro do Pacto Pela Ordem que foi sancionado e passou a valer como lei no Piauí. Ao todo, são 13 projetos de lei que o Executivo enviou ao Legislativo para serem apreciados. Os textos foram elaborados pela equipe da Secretaria de Segurança Pública do Estado para endurecer o combate ao crime.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí concede isenção de ICMS na conta de energia para consumidores de baixa renda

A medida tem efeito a partir de janeiro de 2026 e o beneficiário deve estar inscrito no CadÚnico. O Governo...

Ciro Nogueira intensifica agendas pelo interior do Piauí e destaca atuação em prol dos municípios

Senador percorre cidades de Norte a Sul do estado, reforçando pré-candidatura à reeleição e aproximando-se da população ao ouvir...

Idosa fica presa às ferragens após colisão de veículos no Rodoanel de Teresina

Uma idosa de 71 anos, identificada como Helena de Oliveira Lopes, ficou presa às ferragens de um veículo após...

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...
spot_img

Jerumenha vence Marcos Parente por 2 a 1 e assume liderança do grupo na Copa LIDESPI

A seleção de Jerumenha conquistou mais uma vitória na Copa LIDESPI ao bater a equipe de Marcos Parente pelo...

CNH sem autoescola: nova regra prevê renovação automática para ‘bom condutor’

Autoescola não será obrigatória, aulas teóricas poderão ser feitas online e de graça; aulas práticas poderão ser realizadas com...
spot_img

Posts Recomendados