Abraço à democracia marcará dois anos da tentativa de golpe

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Solenidade em Brasília terá participação do presidente Lula

Na próxima quarta-feira (8), a tentativa de golpe contra a democracia no Brasil completa dois anos. A memória dos atos de ataque à soberania do povo, que causaram danos ao patrimônio físico e imaterial dos Três Poderes, será lembrada pela recuperação das obras de arte destruídas e um abraço simbólico à democracia com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto, uma extensa programação está prevista para marcar a data, em Brasília, com início às 9h30, quando terá início a devolução das obras de arte destruídas nos ataques de grupos bolsonaristas e, agora, restauradas.

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Serão restituídas ao patrimônio público 21 peças, incluindo um relógio do século 17, presente da Corte Francesa a Dom João VI, que virou símbolo dos atos antidemocráticos. A peça será entregue na Suíça.

A maior parte das obras de arte foi recuperada por equipes especializadas no próprio Palácio da Alvorada, com exceção do relógio, consertado na Suíça sem custo para o governo brasileiro. A peça secular, junto com uma ânfora portuguesa em cerâmica esmaltada, teria exigido maior esforço na recuperação, devido à dificuldade e delicadeza dos reparos.

Tela As Mulatas

A tela As Mulatas, de Di Cavalcanti, retornará à parede do Salão Nobre do Palácio do Planalto, em um ato de descerramento da obra de arte, que marcará uma atividade educativa durante a programação. Estudantes do Projeto de Educação Patrimonial entregarão ao presidente Lula réplicas da pintura e também da ânfora portuguesa.

A cerimônia prevê discursos e a descida da rampa do Palácio do Planalto de autoridades dos Três Poderes para um abraço simbólico à democracia, com a participação da população. O Partido dos Trabalhadores disponibilizou um canal de cadastro popular para inscrição de interessados em participar da cerimônia. São esperados, neste ato, representantes de entidades da sociedade civil, segmentos religiosos e sindicatos.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 144 milhões

Apostadores não acertaram as seis dezenas do concurso 2.968 O prêmio do concurso 2.968 da Mega-Sena acumulou nesta terça-feira (3). A...

Adolescente de 15 anos é detido com 31 tabletes de cocaína e 750 munições em Simplício Mendes

Um adolescente de 15 anos foi apreendido na manhã desta terça-feira (3) com 31 tabletes de cocaína, um invólucro...

Comissão da Mulher Advogada amplia campanha de prevenção ao assédio no Carnaval de Floriano

Com a chegada do Carnaval de 2026, a OAB Subseção de Floriano, por meio da Comissão da Mulher Advogada...

Janja vai desfilar na Marquês de Sapucaí em enredo que homenageia Lula

A primeira-dama, Janja da Silva, vai desfilar na Marquês de Sapucaí, no primeiro dia dos desfiles das escolas de...
spot_img

TCE-PI arquiva processo e Edmundo afirma que decisão confirma regularidade de sua gestão na Câmara de Marcos Parente

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) decidiu arquivar o processo TC/011994/2025, que investigava pagamentos feitos pela...

Esposa do cantor sertanejo Henrique, da dupla Henrique & Juliano, é presa nos EUA após fugir de abordagem policial

Empresária brasileira Amanda Vasconcelos, esposa de Henrique, da dupla com Juliano, foi detida na Flórida e responde a acusações...
spot_img

Posts Recomendados