Acaba a greve na Uespi: Rafael Fonteles faz acordo e reajuste será de 5,35%

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Greve da Uespi chega ao fim após acordo entre professores e Governo do Piauí.

O Governo do Piauí e os professores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) fecharam nesta segunda-feira acordo de reajuste linear de 5,35% nos salários da categoria e chega ao fim a greve na instituição.

O percentual será aplicado até maio de 2026, totalizando 17% de aumento. O mesmo reajuste será aplicado a todos os servidores públicos do Estado do Piauí, conforme o Governo já havia anunciado.

Rafael Fonteles faz acordo e reajuste será de 5,35%

O documento foi assinado pelo secretário da Administração (Sead), Samuel Nascimento, dirigentes da Associação de Docentes da Uespi (Adcespi) e pelo reitor e vice-reitor da Uespi. As aulas devem ser retomadas imediatamente.

REPOSIÇÃO DE AULAS

Ficou decidido ainda que após a retomada das atividades mediante novo calendário acadêmico de reposição das aulas, o Governo do Estado vai devolver aos grevistas os valores descontados durante os dias parados.

Também foi pauta do acordo a apresentação de estudos sobre reforço de bolsas aos estudantes cotistas e ampliação das bolsas de pesquisa e extensão para os docentes.

“Estamos satisfeitos com o acordo. Todas as negociações foram conduzidas de forma transparente e colaborativa, visando chegar a um consenso quanto ao que é reivindicado e o que pode ser atendido, e buscando garantir a valorização dos professores e a qualidade do ensino superior público do Estado”, destacou o secretário Samuel Nascimento.

TODOS TÊM AUMENTO

Ele explica que o percentual de reajuste que será concedido aos docentes da Uespi é o mesmo que será aplicado aos demais servidores do Estado. “Esse é um reajuste salarial para os servidores, de 5,35% por ano, até 2026, totalizando aproximadamente 17%, ao longo dos três anos”.

O reajuste apresentado está acima dos 4,62% registrados pela inflação. O percentual respeita as diretrizes estabelecidas pela Comissão de Gestão de Finanças e Resultados (CGFR) do Estado, que foram baseadas no respeito à política financeira e ao controle dos gastos públicos, na necessidade da tomada de decisão com prudência quanto ao aumento de despesas obrigatórias de caráter continuado e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Hospital de Guadalupe foi um dos destaques do III Encontro Internacional de Estomaterepeutas do Piauí

O III Encontro Internacional de Estomaterapia é um evento destinado a enfermeiros, profissionais de saúde, estomaterapeutas e estudantes de...

Prefeitura de Jerumenha e SENAR realizam projeto de saúde com 710 atendimentos em diversas especialidades

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Nesta quinta-feira, 21 de novembro, a Prefeitura de Jerumenha, em parceria com o...

Rafael Fonteles assina Pactos pelo Piauí com mais de 200 municípios para fortalecimento de políticas públicas

Piauí é o primeiro estado do Brasil a assinar o acordo, que vai englobar em sete áreas visando mais...

Jesse James reforça compromisso com políticas públicas para Guadalupe no evento Pactos pelo Piauí

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito eleito de Guadalupe, Jesse James, participou, nessa quinta-feira (21), do evento...
spot_img

Guadalupe recebe 3 mil mudas frutíferas do Pro Piauí Verde para ações de plantio e distribuição comunitária

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na manhã da última quarta-feira, 20 de novembro, a Prefeitura Municipal de Guadalupe,...

Rafael Fonteles e Wellington Dias fazem 1ª reunião institucional com mais de 200 prefeitos do Piauí

O evento busca consolidar uma rede de parcerias e fortalecer a cooperação institucional para enfrentar desafios e implementar políticas...
spot_img

Posts Recomendados