A medida regulamenta o Trânsito de Animais no Estado do Piauí
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) atualizou a normativa que dispõe sobre as exigências sanitárias para emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) e regulamenta o Trânsito de Animais no Estado do Piauí.
Com a atualização, a Adapi revoga a Portaria 102/2013, de 05 de setembro 2013. A nova publicação – Portaria Nº 109/2023 – é da última quinta-feira (14/09).
A gerente de Trânsito da Adapi, Daniela Rabelo, explica que a “portaria foi atualizada devido a uma mudança da legislação federal sobre o trânsito de equídeos, onde eram exigidos os exames de mormo”.
“A partir de agora, esse exame não é mais exigido para a emissão de GTA. Outra medida que foi inclusa na nova portaria é a obrigatoriedade da comprovação da vacinação de brucelose em bezerras de três a oito meses, uma exigência que já era feita antes, no entanto, não estava no documento para emissão de GTA de bovinos”, pontua.
Apesar da atualização, Daniela Rabelo reforça que não houve grandes alterações no texto original. “Só tivemos essas alterações de extrema importância, principalmente, no que diz respeito à sanidade animal e à questão sanitária que o produtor precisa seguir, e uma delas é o cadastro da propriedade na Adapi, e dependendo de cada espécie, temos as exigências específicas”.
Fonte: Adapi