Agricultores do Piauí apostam em variante de melancia para ter colheita o ano todo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O tipo é conhecido como Liverpool, de polpa firme, vermelha e crocante, e plantada entre janeiro e fevereiro.

Pequenos produtores rurais do povoado Contendas, a 6 km do município de José de Freitas, apostam em uma nova variante da melancia, que se adapta bem nos mais diversos e climas, e promete garantir renda o ano todo para quase 100 famílias da região.

Com o intuito de evitar prejuízos durante as chuvas e ampliar o perímetro de comercialização do produto para outras regiões, os associados decidiram realizar o plantio de uma nova variante de forma experimental.

Conhecida como Liverpool, de polpa firme, vermelha e crocante, o tipo da fruta é plantado entre janeiro e fevereiro, bimestre que registra elevados índices pluviométricos no Piauí.

Em uma área produtiva de 27 hectares, pertencente à Associação de Desenvolvimento Comunitário de Contendas, a variedade de melancia predominantemente cultivada e comercializada é conhecida como Topgun, cujo plantio ocorre a partir de maio e a colheita no final de julho, período pós-chuva no Estado.

“Iniciamos nossos trabalhos em 1994. Desde então, fomos descobrindo o potencial que esta terra tem para produção de melancia, por ser um terreno arenoso, boa fertilidade e sistema de retenção de água diferenciado. A variante de melancia que é mais comum por aqui é a TopGun, mas ela só deve ser cultivada e colhida no período seco. Para evitar uma queda brusca de vendas durante as chuvas, experimentamos, com sucesso, a Liverpool. O objetivo agora é colocá-la para o mercado no ano que vem”, explica o presidente da associação, José Augusto Pinto.

Foto: Codevasf

Na safra do ano passado, por exemplo, foi colhida uma média de 300 toneladas de melancia para venda no comércio local, sobretudo nas cidades de Altos, Cabeceiras, Lagoa Alegre e demais povoados de José de Freitas.

Parceria com a Codesvf

Mas não é só melancia que os moradores de Contendas em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) produzem. Entre as demais atividades desenvolvidas no povoado estão o plantio de feijão, macaxeira, milho, quiabo, pimenta e piscicultura.

Com o apoio da Codevasf,  desde  2006, por meio da 7ª Superintendência Regional, no Piauí, os 92 pequenos agricultores associados de Contendas atingiram um nível de organização e produção que tem sido modelo em todo o Território Entre Rios.

Com recursos oriundos de programas de apoio aos arranjos produtivos locais e emendas parlamentares, foram adquiridos trator agrícola, grade niveladora, carreta basculante, colhedora de forragem, plantadeiras adubadoras, carretas em madeira, casa de farinha móvel, freezers, despolpadeira, tanques de terra para piscicultura, itens para irrigação, dentre outros.

“Esta é mais uma das inúmeras associações espalhadas pelo Piauí que recebem o apoio da Companhia. Estamos orgulhosos do trabalho e esforço da comunidade local para obter resultados positivos no campo e, consequentemente, da renda, seja por meio do apoio técnico, com as orientações adequadas, seja pela entrega de novas máquinas, que permitem uma modernização da atividade”, destaca o superintendente da 7ª Regional, Marcelo Castro Filho.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Bom Jesus, Uruçuí, Piripiri, Santa Filomena e Parnaíba impulsionam superávit comercial do Piauí em novembro

Municípios se destacam na exportação de soja e outros produtos, contribuindo para saldo positivo de US$ 58,7 milhões na...

Sul do Piauí receberá dois novos Procons em 2026; entenda o funcionamento

Iniciativa vai beneficiar cerca de 70 mil habitantes, facilitando o acesso a serviços de proteção e defesa do consumidor...

Vereador diz que processo no TCE-PI é político e justifica contratações feitas na implantação do posto de Identificação em Marcos Parente

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O ex-presidente da Câmara Municipal de Marcos Parente, vereador Edmundo Pereira de Oliveira,...

Dois dias de cerimônias do ABC 2025 formam 72 alunos da rede municipal em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A rede municipal de ensino de Guadalupe encerrou, nesta sexta-feira, 5 de dezembro,...
spot_img

Favelas no Piauí têm baixa infraestrutura de drenagem; piores índices do Brasil

O Piauí possui o terceiro menor índice de favelas e comunidades urbanas com bueiros para o escoamento de água...

33,7% da população culpa o Governo Rafael Fonteles por falta d’água, segundo pesquisa

Levantamento do Instituto Divulga revela insatisfação com a qualidade e a falta de água na cidade; governo estadual e...
spot_img

Posts Recomendados