Alexandre de Moraes afirma que Bolsonaro tem privilégios, mas prisão não pode ser tratada como ‘colônia de férias’

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ministro do STF determinou a transferência de Bolsonaro da Superintendência da PF para a Papudinha. Moraes elencou 13 privilégios de ex-presidente na prisão.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, na decisão que determina a transferência de Jair Bolsonaro da Polícia Federal para a Papudinha, afirma que o político, por ser ex-presidente, tem direito a alguns privilégios em relação a outros presos, mas que a prisão não é hotel nem “colônia de férias”.

Foto: WILTON JUNIOR/ ESTADÃO

O ex-presidente foi transferido de local nesta quinta-feira (15). Antes, ele estava em uma sala da Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

Agora, cumpre pena por tentativa de golpe na Papudinha, onde também estão presos o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques.

Na decisão sobre a transferência de Bolsonaro, Alexandre de Moraes lista 13 “privilégios” que foram cedidos ao ex-presidente:

  1. Sala de Estado-Maior individual e exclusiva, com metragem de 12m2;
  2. Quarto com banheiro privativo, água corrente e aquecida;
  3. Televisão a cores;
  4. Ar-condicionado;
  5. Frigobar;
  6. Médico da Polícia Federal de plantão 24 horas por dia;
  7. Autorização de acesso médico particular 24 horas por dia;
  8. Autorização para realização de fisioterapia;
  9. Banho de Sol diário e exclusivo;
  10. Visitas reservadas sem a presença dos demais presos;
  11. Realização de exames médicos particulares no próprio local (como, por exemplo, ultrassonografia);
  12. Autorização para imediato transporte e internação, sem necessidade de autorização judicial, na hipótese de urgência;
  13. Protocolo especial para entrega de comida caseira ao custodiado todos os dias.

O ministro do STF destaca que essas condições não são oferecidas para os demais 384.586 presos em regime fechado no Brasil.

E diz que essas condições “absolutamente excepcionais e privilegiadas” não transformam o cumprimento da pena em uma “estadia hoteleira” ou em “uma colônia de férias”, como a defesa do ex-presidente, familiares e aliados de Bolsonaro “parecem exigir”.

Moraes relata comparações, feitas pelo entorno de Bolsonaro, da sala de Estado Maior em que ele estava na PF a um “cativeiro”; cita críticas ao “tamanho das dependências”, queixas sobre o ar-condicionado e do “horário de visitas”; e menciona o pedido de uma Smart TV para o ex-presidente acessar o YouTube.

"Essas condições absolutamente excepcionais e privilegiadas não transformam o cumprimento definitivo da pena de JAIR MESSIAS BOLSONARO, condenado pela liderança da organização criminosa na execução dos gravíssimos crimes praticados contra o Estado Democrático de Direito e suas Instituições, em uma estadia hoteleira ou em uma colônia de férias, como erroneamente várias das manifestações anteriormente descritas parecem exigir", afirma Moraes.
Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Senar Piauí marca presença no lançamento do Programa de Apoio ao Agricultor em Geminiano

Presidente do Sistema Faepi Senar Piauí e deputado federal Júlio César reforça compromisso com a valorização da agricultura e...

Fornecedores que atrasarem entrega de medicamentos à rede municipal serão punidos, diz presidente da FMS

A presidente da FMS afirmou que a situação se arrasta desde 2019. Os fornecedores da Fundação Municipal de Saúde (FMS)...

Adolescente morre após ingerir líquido armazenado em garrafa pet em Bertolínia

Jovem de 15 anos passou mal, foi socorrido ao hospital, mas não resistiu; caso será investigado. Um adolescente de 15...

Piauí torna obrigatório protocolo de humanização para mães em casos de perda gestacional

Lei estadual determina acolhimento diferenciado nas redes pública e privada de saúde, com foco em privacidade, apoio psicológico e...
spot_img

Deputado Júlio César confirma suplente indicado pelo PT em chapa ao Senado pelo Piauí

Pré-candidato destaca diálogo com lideranças e aposta na unidade da base governista para fortalecer a candidatura nas eleições estaduais O...

Deputado Dr. Marcus Vinícius solicita recuperação urgente da BR-343 próxima a Floriano

O parlamentar que a obra deverá ser iniciada na próxima semana Por Leônidas Amorim - Colunista e Redator do Portal...
spot_img

Posts Recomendados