Aliança Global é debatida em audiência com embaixador da Etiópia no Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A reunião com o ministro Wellington Dias também buscou fortalecer os laços entre ambos os países

Avanços no âmbito da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa da qual a Etiópia faz parte, foram tema de reunião entre o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e o embaixador Leulseged Tadese Abebe. A audiência, realizada em Brasília nesta quinta-feira (9.01), também buscou fortalecer laços entre ambos os países.

O ministro ressaltou que a soberania de cada nação participante da Aliança Global é respeitada no planejamento das ações para apoiar os países em desenvolvimento. “Nós podemos colaborar, no Brasil, com as experiências em programas de transferência de renda, apoio à agricultura dos pequenos agricultores, alimentação escolar”, exemplificou Wellington Dias.

Até 2030, a Aliança Global visa erradicar a fome e a pobreza, reduzir desigualdades e contribuir para parcerias globais revitalizadas para o desenvolvimento sustentável. Além disso, prioriza transições inclusivas e justas, ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A iniciativa, prioridade da presidência brasileira no G20, foi lançada em novembro de 2024. 

“Damos as boas-vindas ao embaixador da Etiópia e aos países que compõem a União Africana e também queremos agradecer, porque foi um país que nos ajudou na construção da Aliança Global contra Fome e a Pobreza. Estou muito feliz por podermos trabalhar juntos”, afirmou o titular do MDS.

A Etiópia é o segundo país mais populoso da África, com 125 milhões de habitantes, e a quinta maior economia do continente. Em 2024, o país passou a integrar os BRICS. A União Africana se tornou membro permanente do G20.

“A Aliança Global é uma iniciativa muito importante para evitar o colapso da Agenda 2030. Parabenizo o presidente Lula e o ministro Wellington Dias pela liderança do Brasil no combate à fome”, declarou o embaixador da Etiópia no Brasil.  “ Também queremos contribuir no BRICS”, complementou o representante do país africano.

A Agenda 2030 é um plano de ação global das Nações Unidas (ONU) que visa erradicar a pobreza e proteger o planeta.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Justiça mantém prisão domiciliar e afastamento da vereadora Tatiana Medeiros de suas funções na Câmara

Decisão unânime mantém tornozeleira eletrônica e impede retorno da parlamentar ao cargo; julgamento deve ser concluído apenas em 2026. A...

Câmara de Jerumenha aprova PPA, LOA e outros projetos do Executivo por unanimidade

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha realizou, na noite desta terça-feira, 16 de dezembro,...

Concurso Seduc: publicado edital com salários de R$ 5 mil para professor no Piauí; confira

As inscrições começam no próximo dia 22 de dezembro e vão até o dia 20 de janeiro de 2026. Foi...

Cerca de 73% dos professores serão beneficiados pelo novo Imposto de Renda da Pessoa Física

Pelo menos 1,5 milhão de docentes da educação básica terão mais renda disponível e cerca de 620 mil deixam...
spot_img

Brasil pode ter seu 1º lançamento orbital da história nesta semana

Nesta quarta (17), a empresa sul-coreana de serviços de lançamento de satélites, INNOSPACE, anunciou o reagendamento do lançamento de...

Júlio César recebe apoio de Lula e avança projeto ao Senado em 2026

Encontro no Planalto fortalece aliança com Rafael Fonteles e articulação da base no Piauí. O cenário político para as eleições...
spot_img

Posts Recomendados