Altas temperaturas provocam aumento de 30% em casos de doenças renais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em Teresina (PI), que recentemente registrou temperaturas de até 40º, o cuidado com a ingestão de água e outras infecções urinárias precisa ser redobrado.

As altas temperaturas podem influenciar no aumento de pacientes com cálculo renal, a famosa pedra nos rins. De acordo com um levantamento feito pelo Centro de Referência da Saúde do Homem, o número de pessoas atendidas com condição aumenta cerca de 30% durante períodos mais quentes.

Conforme o médico urologista, Giuliano Aita, o calor excessivo auxilia na desidratação do organismo humano. Em uma capital como Teresina (PI), que registrou temperaturas de até 40º, o cuidado com a ingestão de água e outras infecções urinárias precisa ser redobrado.

“Em função do calor excessivo, de uma transpiração em maior quantidade, falta de ingestão adequada de líquido como também uma maior ocorrência de infecções urinárias, elas se tornam mais prevalentes nesta época do ano”, disse o médio em entrevista à TV CLUBE.

Além disso, o aumento da transpiração em climas quentes também contribui para a redução do volume de urina, o que pode agravar ainda mais a concentração de substâncias responsáveis pela formação dos cálculos renais.

Quanto de água devo tomar?

O cálculo renal nada mais é do que a formação de substâncias minerais dentro do sistema urinário. Esses cristais podem se agregar e formar pedras nos rins ao longo do tempo, condição de pode causar dores intensas aos pacientes que a possuem.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o cálculo de quanto de água devemos beber todos os dias é mais simples do que parece. São 35 ml diários para cada quilo que temos.

“Como regra geral, um adulto precisa de em torno de 30 a 40 ml de água por kg de peso, desde que não aja nenhuma restrição a ingestão de água por algum problema médico. Algumas pessoas transpiração mais do que outras e essas são as precisam de tomar mais água”, explicou o médico urologista.

Por exemplo, uma pessoa de 60 kg deve fazer a conta 60 kg x 35 ml e descobrir que a recomendação é de 2,1 litros por dia. Já para uma pessoa de 100 kg são aconselháveis 3,5 litros diários.

Fonte: Clube News

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Profissionais usam resina odontológica para reconstruir casco de tartaruga ferida no Piauí

Alguns desses animais chegam ao centro de reabilitação incapazes de nadar ou se alimentar. Dez animais estão atualmente sob os...

Comissão da Alepi aprova que feriados no Piauí sejam remanejados para sexta-feira

Proposta prevê mudança de feriados que caem no meio da semana para a sexta-feira. A Comissão de Constituição e Justiça...

Governo bloqueia 900 mil beneficiários do Bolsa Família de acessar bets

Operadoras de apostas são obrigadas a consultar dados do Ministério do Desenvolvimento Social para cruzar dados. Cerca de 900 mil...

Pacto pela Economia é tema de reunião entre gestão de Jerumenha e membros do Governo do Estado

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na manhã desta segunda-feira, 15 de dezembro, o prefeito de Jerumenha, Junior Nato,...
spot_img

Ciro Nogueira participa das comemorações do aniversário de 87 anos de Paulistana; veja o que disse o prefeito

Durante as comemorações, parlamentar destaca investimentos de mais de R$ 5 milhões em saúde e infraestrutura esportiva no município O...

Vacina contra o VSR já está disponível para gestantes nas Unidades Básicas de Saúde de Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Secretaria Municipal de Saúde de Guadalupe reforça o chamado para que gestantes...
spot_img

Posts Recomendados