Altas temperaturas provocam aumento de 30% em casos de doenças renais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em Teresina (PI), que recentemente registrou temperaturas de até 40º, o cuidado com a ingestão de água e outras infecções urinárias precisa ser redobrado.

As altas temperaturas podem influenciar no aumento de pacientes com cálculo renal, a famosa pedra nos rins. De acordo com um levantamento feito pelo Centro de Referência da Saúde do Homem, o número de pessoas atendidas com condição aumenta cerca de 30% durante períodos mais quentes.

Conforme o médico urologista, Giuliano Aita, o calor excessivo auxilia na desidratação do organismo humano. Em uma capital como Teresina (PI), que registrou temperaturas de até 40º, o cuidado com a ingestão de água e outras infecções urinárias precisa ser redobrado.

“Em função do calor excessivo, de uma transpiração em maior quantidade, falta de ingestão adequada de líquido como também uma maior ocorrência de infecções urinárias, elas se tornam mais prevalentes nesta época do ano”, disse o médio em entrevista à TV CLUBE.

Além disso, o aumento da transpiração em climas quentes também contribui para a redução do volume de urina, o que pode agravar ainda mais a concentração de substâncias responsáveis pela formação dos cálculos renais.

Quanto de água devo tomar?

O cálculo renal nada mais é do que a formação de substâncias minerais dentro do sistema urinário. Esses cristais podem se agregar e formar pedras nos rins ao longo do tempo, condição de pode causar dores intensas aos pacientes que a possuem.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o cálculo de quanto de água devemos beber todos os dias é mais simples do que parece. São 35 ml diários para cada quilo que temos.

“Como regra geral, um adulto precisa de em torno de 30 a 40 ml de água por kg de peso, desde que não aja nenhuma restrição a ingestão de água por algum problema médico. Algumas pessoas transpiração mais do que outras e essas são as precisam de tomar mais água”, explicou o médico urologista.

Por exemplo, uma pessoa de 60 kg deve fazer a conta 60 kg x 35 ml e descobrir que a recomendação é de 2,1 litros por dia. Já para uma pessoa de 100 kg são aconselháveis 3,5 litros diários.

Fonte: Clube News

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Porto Alegre enfrenta lixo na rua, ratos e insetos, após recuo da água

Mais de 300 toneladas de entulho já foram retiradas A água está em tendência de baixa na capital Porto Alegre,...

Secretaria da Saúde alerta municípios piauienses sobre edital de reposição do Mais Médicos

Nesta etapa, é necessário que os gestores municipais renovem a adesão ao programa através do sistema presente na plataforma...

MDS e Defensoria Pública do Maranhão unem forças para garantir acesso à documentação básica

"O documento abre portas para a cidadania, permitindo o acesso ao Cadastro Único e a direitos como Bolsa Família,...

PGR pede inclusão de fugitivos do 8 de janeiro em lista da Interpol

Gonet quer emissão de mandado de prisão preventiva contra acusados O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu ao ministro Alexandre...
spot_img

Saque-Calamidade está disponível a trabalhadores de 59 cidades gaúchas

Valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta do FGTS Trabalhadores de 59 municípios do Rio Grande do Sul...

Ator Tony Ramos passa por cirurgia para tratar sangramento intracraniano

Ator foi internado às pressas no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio de Janeiro Tony Ramos, 75, foi internado...
spot_img

Posts Recomendados