Altas temperaturas provocam aumento de 30% em casos de doenças renais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em Teresina (PI), que recentemente registrou temperaturas de até 40º, o cuidado com a ingestão de água e outras infecções urinárias precisa ser redobrado.

As altas temperaturas podem influenciar no aumento de pacientes com cálculo renal, a famosa pedra nos rins. De acordo com um levantamento feito pelo Centro de Referência da Saúde do Homem, o número de pessoas atendidas com condição aumenta cerca de 30% durante períodos mais quentes.

Conforme o médico urologista, Giuliano Aita, o calor excessivo auxilia na desidratação do organismo humano. Em uma capital como Teresina (PI), que registrou temperaturas de até 40º, o cuidado com a ingestão de água e outras infecções urinárias precisa ser redobrado.

“Em função do calor excessivo, de uma transpiração em maior quantidade, falta de ingestão adequada de líquido como também uma maior ocorrência de infecções urinárias, elas se tornam mais prevalentes nesta época do ano”, disse o médio em entrevista à TV CLUBE.

Além disso, o aumento da transpiração em climas quentes também contribui para a redução do volume de urina, o que pode agravar ainda mais a concentração de substâncias responsáveis pela formação dos cálculos renais.

Quanto de água devo tomar?

O cálculo renal nada mais é do que a formação de substâncias minerais dentro do sistema urinário. Esses cristais podem se agregar e formar pedras nos rins ao longo do tempo, condição de pode causar dores intensas aos pacientes que a possuem.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o cálculo de quanto de água devemos beber todos os dias é mais simples do que parece. São 35 ml diários para cada quilo que temos.

“Como regra geral, um adulto precisa de em torno de 30 a 40 ml de água por kg de peso, desde que não aja nenhuma restrição a ingestão de água por algum problema médico. Algumas pessoas transpiração mais do que outras e essas são as precisam de tomar mais água”, explicou o médico urologista.

Por exemplo, uma pessoa de 60 kg deve fazer a conta 60 kg x 35 ml e descobrir que a recomendação é de 2,1 litros por dia. Já para uma pessoa de 100 kg são aconselháveis 3,5 litros diários.

Fonte: Clube News

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Start-up de Whindersson Nunes inaugura laboratório de robótica em Bom Jesus, Sul do Piauí

Iniciativa faz parte do projeto Expande em parceria com o Tribunal de Justiça do Piauí e vai atender crianças...

Prefeita de Guadalupe confirma Festa de Réveillon no Balneário Belém Brasília

Neidinha assegurou que nos próximos dias serão revelados todos os detalhes. A prefeita de Guadalupe, Neidinha Lima, anunciou a realização...

Prefeitura de Floriano entrega prêmios da Campanha IPTU Premiado

Os prêmios foram entregues pelo prefeito, Antônio Reis, e pelo secretário de Finanças, Lauro Cronemberger, e equipe, aos contemplados...

Ministério da Saúde antecipa nova dose da bivalente para idosos contra Covid-19

Receberão também imunizante os imunocomprometidos Diante da identificação de duas novas sublinhagens do vírus da covid-19 no país, o Ministério...
spot_img

Petrobras reduz preço do diesel às distribuidoras amanhã

No ano, combustível teve redução de 15,8% A Petrobras vai reduzir em R$ 0,27 por litro o preço médio de...

Governo do Piauí vai investir R$ 1,53 bilhão para melhoria da infraestrutura de todas as escolas estaduais

O anuncio foi feito durante a inauguração da reforma do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Júlia Nunes Alves. O...
spot_img

Posts Recomendados