As plataformas de redes sociais Instagram e Facebook voltaram a funcionar, após ficarem fora do ar quase duas horas nesta terça-feira (5).
A instabilidade acontece dois dias antes de entrar em vigor a nova Lei de Mercados Digitais da União Europeia (UE). Para cumprir a legislação, a Meta, responsável pelo Facebook e Instagram, está fazendo mudanças, como permitir que os usuários separem suas contas das duas redes sociais para que informações pessoais não possam ser combinadas e seja feito um direcionamento de anúncios online.
Caso haja infração, penalidade para a empresa pode chegar a 20% de sua receita. No entanto, não está claro se a interrupção está relacionada à nova legislação europeia.
Criada em 2022, a lei da UE pretende aumentar a concorrência na economia digital e obriga as grandes empresas a reformular a lógica de funcionamento dos seus produtos digitais.
O chefe de comunicações da Meta, Andy Stone, reconheceu o problema e disse que ele foi resolvido o “mais rápido possível para todos os afetados e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”. Já um alto funcionário da Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura dos EUA disse que “não estava ciente de qualquer nexo eleitoral específico, nem qualquer atividade cibernética maliciosa relacionada à interrupção”.
Com informações da Associated Press
SBT News