Atualmente, existem apenas 32 agências da autarquia no Piauí.
A Associação Piauiense de Municípios (APPM) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reuniram-se, nesta terça-feira (29), na sede da Associação, para tratar sobre a possibilidade de uma parceria entre as duas instituições que viabilize a prestação de atendimentos previdenciários e trabalhistas diretamente aos municípios – evitando, portanto, que os cidadãos se desloquem para cidades onde tenham agências do INSS.
Atualmente, existem apenas 32 agências da autarquia no Piauí. A grande maioria dos municípios não conta com os serviços do INSS, sendo, assim, necessário que a população se desloque às cidades que contam com atendimento. Nesse sentido, o objetivo principal da reunião foi estudar a assinatura de acordo de cooperação técnica entre APPM e Instituto e, a partir daí, promoverem as assinaturas de termos de adesão com os municípios.
O superintendente regional do INSS no Nordeste, Marcos de Brito, pontua que, com a assinatura do acordo de cooperação, é realizada a estruturação para atendimento e capacitação de servidores junto às prefeituras, de modo a garantir o atendimento local. “Nosso intuito é evitar que o cidadão se desloque de seu município para receber atendimento em outros. É importante salientar que não há custo para o município”, observa.
O presidente da APPM, Jonas Moura, destaca a relevância do projeto e assegura que a Associação irá se articular para que o acordo de cooperação técnica seja firmado. “Acreditamos que, com o atendimento sendo prestado diretamente ao cidadão, suas demandas serão resolvidas com celeridade e de forma satisfatória”, analisa. A reunião contou com a presença do gerente executivo do INSS no Piauí, Daniel Soares, e outros representantes do Instituto e da Associação.