APREPI denuncia ação criminosa por parte de prefeituras que desviaram recursos federais para clínicas de hemodiálise no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Estado do Piauí expediu nota repudiando a atitude das secretarias municipais de saúde de Teresina, Picos, Floriano, Bom Jesus, Parnaíba e Campo Maior.

A direção da APREPI entrou em contato com a redação do Portal Cidade Luz, onde enviou uma cópia da nota de repúdio contra municípios que desviaram a finalidades dos recursos do aporte financeiro do governo federal destinados a cobrir gastos extras por causa do novo coronavírus,.

Presidente da APREPI – Luiz Filho – Foto: Arquivo Pessoal

Estes recursos são destinados às clinicas de hemodiálise, mais até agora as prefeituras estão atrasando o repasse do valor desse aporte para as estas entidades, que já estão com sérios problemas financeiros, incluindo a defasagem do valor cobrado por cada sessão da hemodiálise, valor este que se encontra sem reajuste a muito tempo.

O presidente da entidade Luiz Filho e a vice-presidente Jocélia Ciriaco, citam como um dos casos piores, a situação da cidade de Picos, que foi prejudicada pela gestão anterior.

Eles reforçam que a ação realizada por parte destes gestores municipais é CRIMNOSA, pois se configura desvio de finalidade dos recursos destinados ao pagamento dos serviços hemodiálise e/ou atrasos desses repasses.

Apesar de estarmos em tempos de pandemia, mesmo assim, os pacientes renais que dependem das sessões de hemodiálise para viver, ainda são tratados sem o devido respeito pelas autoridades gestoras da saúde no Piauí, que cuidam desta área.

Jocelia Ciriaco e Luiz Filho

O Portal Cidade Luz quer saber até quando no Estado do Piauí, os órgãos de fiscalização, que em muitas vezes precisam ser provocados, mesmo assim, é público e notório há muito tempo a situação em que vivem estas pessoas, que dependem exclusivamente das sessões de hemodiálise para terem direito à vida, direito que é garantido pela Constituição do Brasil.

Leia mais

A sugestão é que se faça urgentemente um órgão de transparência, onde tenha acesso principal os pacientes renais, para estes acompanhem o caminho percorrido do dinheiro federal, desde a sua saída, chegando aos estados com suas contrapartidas, afim de evitar os desvios e os atrasos conhecidos.

Com a palavra o Ministério Público Federal, Estadual, Deputados da Assembleia Legislativa do Piauí, e a instituição mais importante, a Polícia Federal, afinal desviar a finalidades de recursos federais, primacialmente da saúde, se torna um crime pior, pois põem em risco a vida de milhares de pacientes renais.

Veja a Nota da APREPI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí receberá investimentos de R$ 1 bilhão através do Novo PAC Seleções

Recursos serão destinados para abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e mobilidade urbana em 41 municípios. O Piauí vai receber...

Janja da Silva e ministro do esporte participaram do desfile na recepção de Macron a líderes

Primeira-dama cumpre outras agendas além de participar da cerimônia de abertura dos jogos; comitiva também inclui embaixador brasileiro na...

Dr. Dilson reafirma lealdade ao grupo político de Júlio César e busca reeleição para o cargo de vereador de Guadalupe

Com uma trajetória sólida na política local, Dr. Dilson Barbosa Gomes, atual presidente do Legislativo e o vereador mais...

Adolescentes caem de moto ao fugirem da Guarda Municipal durante live e tem protocolo de morte encefálica

O jovem sofreu politraumatismo e foi socorrido pelo Serviço Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Hospital de Urgência...
spot_img

Rafael Fonteles entrega unidade de instituto que oferta emissão de carteiras em Piripiri

O Instituto Félix Pacheco está presente em 78 cidades do Piauí. A meta do governador é chegar aos 224...

Alunos do Curso de Formação da Polícia Militar conhecem programas e projetos da Investe Piauí

Eles conheceram na prática como funciona o ecossistema de inovação do Hub da Investe Piauí. Quarenta e oito cadetes que...
spot_img

Posts Recomendados