APREPI denuncia ação criminosa por parte de prefeituras que desviaram recursos federais para clínicas de hemodiálise no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Estado do Piauí expediu nota repudiando a atitude das secretarias municipais de saúde de Teresina, Picos, Floriano, Bom Jesus, Parnaíba e Campo Maior.

A direção da APREPI entrou em contato com a redação do Portal Cidade Luz, onde enviou uma cópia da nota de repúdio contra municípios que desviaram a finalidades dos recursos do aporte financeiro do governo federal destinados a cobrir gastos extras por causa do novo coronavírus,.

Presidente da APREPI – Luiz Filho – Foto: Arquivo Pessoal

Estes recursos são destinados às clinicas de hemodiálise, mais até agora as prefeituras estão atrasando o repasse do valor desse aporte para as estas entidades, que já estão com sérios problemas financeiros, incluindo a defasagem do valor cobrado por cada sessão da hemodiálise, valor este que se encontra sem reajuste a muito tempo.

O presidente da entidade Luiz Filho e a vice-presidente Jocélia Ciriaco, citam como um dos casos piores, a situação da cidade de Picos, que foi prejudicada pela gestão anterior.

Eles reforçam que a ação realizada por parte destes gestores municipais é CRIMNOSA, pois se configura desvio de finalidade dos recursos destinados ao pagamento dos serviços hemodiálise e/ou atrasos desses repasses.

Apesar de estarmos em tempos de pandemia, mesmo assim, os pacientes renais que dependem das sessões de hemodiálise para viver, ainda são tratados sem o devido respeito pelas autoridades gestoras da saúde no Piauí, que cuidam desta área.

Jocelia Ciriaco e Luiz Filho

O Portal Cidade Luz quer saber até quando no Estado do Piauí, os órgãos de fiscalização, que em muitas vezes precisam ser provocados, mesmo assim, é público e notório há muito tempo a situação em que vivem estas pessoas, que dependem exclusivamente das sessões de hemodiálise para terem direito à vida, direito que é garantido pela Constituição do Brasil.

Leia mais

A sugestão é que se faça urgentemente um órgão de transparência, onde tenha acesso principal os pacientes renais, para estes acompanhem o caminho percorrido do dinheiro federal, desde a sua saída, chegando aos estados com suas contrapartidas, afim de evitar os desvios e os atrasos conhecidos.

Com a palavra o Ministério Público Federal, Estadual, Deputados da Assembleia Legislativa do Piauí, e a instituição mais importante, a Polícia Federal, afinal desviar a finalidades de recursos federais, primacialmente da saúde, se torna um crime pior, pois põem em risco a vida de milhares de pacientes renais.

Veja a Nota da APREPI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

‘Churrasco do brasileiro’: Preço da picanha cai, mas cerveja fica mais cara em 12 meses

Carnes, frango e linguiça estão mais em conta, mas pão de alho, vinagrete e bebidas se tornaram principais vilões...

Com investimento de R$ 3 milhões, governo do Piauí entrega escola “modelo” em tempo integral

Fundado em 1938, o Ceti Fenelon Castelo Branco foi totalmente reformado e requalificado para se adequar ao padrão Seduc. O...

Campeonato de Jerumenha estreia com vitória dominante do China sobre o Serraria por 4X0

O Campeonato de Futebol de Jerumenha teve seu pontapé inicial ontem, 13 de abril, com um confronto entre as...

Wellington Dias defende Bolsa Família para trabalhadores rurais com carteira assinada

A matéria tramita na Câmara dos Deputados e sofre pressão da bancada ruralista, que tenta acelerar a aprovação do...
spot_img

PL que regula atividade dos motoristas de aplicativos ganha mais tempo na Câmara

Os profissionais seguem acompanhando as discussões no Congresso, que agora terá o texto analisado por outras 3 comissões da...

Mais R$ 1,4 bilhão está ao alcance dos produtores rurais por meio do Plano Safra

O montante disponível para operações de crédito foi anunciado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  Advogado especialista...
spot_img

Posts Recomendados