A pesquisadora é Presidente Emérita da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham).
Niède Guidon, arqueóloga franco-brasileira, agora é membro titular de Ciências Sociais da Academia Brasileira de Ciências. A pesquisadora é presidente emérita da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), criada para garantir a preservação do patrimônio cultural e natural do Parque Nacional Serra da Capivara.
De acordo com o Museu do Homem Americano, a decisão ocorreu após Assembleia Geral Ordinária, realizada no dia 02 de dezembro de 2021. A “Diretoria da Academia Brasileira de Ciências divulgou o resultado das eleições para membros titulares, correspondentes e afiliados”.
“Todos os eleitos tomam posse no dia 1º de janeiro [de 2022]. Os membros titulares, como a Dra Niède, receberão seus diplomas em maio de 2022, durante a Reunião Magna da ABC”, diz a nota do museu, compartilhado nas redes sociais.
“Não podemos esquecer uma característica muito importante dela: soube criar uma equipe de cientistas e não cientistas. Uma equipe de seres humanos responsáveis, trabalhadores incansáveis, dedicados e comprometidos com a Ciência, assim como ela. Hoje os resultados são visíveis e todos desejamos que as novas gerações sejam capazes de dar continuidade a seu trabalho, ao trabalho de tão valiosa equipe”, diz a nota do museu.
Nota na íntegra
Após Assembleia Geral Ordinária realizada em 2/12/2021, a Diretoria da Academia Brasileira de Ciências divulgou o resultado das eleições para membros titulares, correspondentes e afiliados. Todos os eleitos tomam posse no dia 1º de janeiro. Os membros titulares, como a Dra Niède, receberão seus diplomas em maio de 2022, durante a Reunião Magna da ABC.
Nós a parabenizamos e nos sentimos honrados por fazermos parte do incansável, sério e profícuo trabalho que a trouxe até aqui, pois se trata de um justo reconhecimento. Sabemos que, se questionada, ela diria que só trabalhou por prazer.
Não podemos esquecer uma característica muito importante dela: soube criar uma equipe de cientistas e não cientistas. Uma equipe de seres humanos responsáveis, trabalhadores incansáveis, dedicados e comprometidos com a Ciência, assim como ela. Hoje os resultados são visíveis e todos desejamos que as novas gerações sejam capazes de dar continuidade a seu trabalho, ao trabalho de tão valiosa equipe.
Com informações do Museu do Homem Americano