Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Articulação de Wellington Dias para vice de Rafael em 2026 pode repetir modelo de 2018 com Regina Sousa

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os bastidores da política piauiense fervem com estratégias que prometem moldar 2026: inspirações no modelo de 2018, disputas pelo Senado, a possível volta do “PT raiz” e os bastidores agitados da oposição liderada por Ciro Nogueira.

Por Gleison Fernandes – Jornalismo da UCA.

A movimentação nos bastidores da política piauiense começa a moldar o cenário para as eleições de 2026, especialmente no que diz respeito à composição da chapa majoritária do governador Rafael Fonteles. Liderando essas articulações está o ministro Wellington Dias, que busca consolidar o alinhamento dentro do Partido dos Trabalhadores (PT) e assegurar a hegemonia do grupo governista no estado.

Modelo de 2018 inspira estratégia para 2026

Articulação de Wellington Dias para vice de Rafael em 2026 pode repetir modelo de 2018 com Regina Sousa

A escolha do vice-governador na chapa de Rafael pode seguir o modelo adotado por Wellington em 2018, quando ele escolheu Regina Sousa para compor sua chapa como vice. Naquele ano, a vitória da chapa foi acompanhada pela eleição de Marcelo Castro (MDB) e Ciro Nogueira (PP) ao Senado. Ciro, na época aliado do grupo, hoje integra a oposição.

Regina Sousa desempenhou um papel estratégico em 2018, assumindo o governo do Piauí em 2022, quando Wellington se afastou para disputar e vencer a eleição para o Senado. Durante sua gestão, Regina foi fundamental para sustentar a base política, pavimentando o caminho para a eleição de Rafael Fonteles como governador e consolidando o projeto político liderado pelo PT no estado.

Disputa pelas vagas ao Senado em 2026

Para 2026, as vagas ao Senado pela base governista já têm fortes candidatos. O governador Rafael Fonteles, em reunião recente com Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, garantiu que Júlio César terá uma vaga para disputar o Senado. A outra será destinada ao atual senador Marcelo Castro (MDB), que buscará a reeleição.

Júlio César, presidente estadual do PSD, já havia reivindicado maior espaço na chapa majoritária em 2022, mas na ocasião o partido ficou sem vagas diretas. No entanto, o cenário mudou após Wellington assumir o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) no governo Lula, permitindo que Jussara Lima, esposa de Júlio César e primeira suplente, ocupasse sua cadeira no Senado.

Possível repetição do “PT raiz” no posto de vice

Diferentemente de 2022, quando o MDB ocupou a vaga de vice-governador com Themistocles Filho, as articulações para 2026 indicam que o PT pode reassumir essa posição. Internamente, cresce a defesa de um nome ligado ao “PT raiz”.

O deputado federal Francisco Costa é o nome que mais ganha força nesse contexto. Ele é reconhecido por sua ligação com o ex-deputado Assis Carvalho (in memoriam), uma das figuras mais representativas do PT no Piauí. Francisco Costa tem o perfil para ocupar a vaga, sendo considerado um político de confiança e com forte alinhamento aos princípios do partido.

Análise política e perspectivas

A habilidade de Wellington Dias em articular e manter coesa sua base aliada é mais uma vez colocada à prova. A escolha de um vice identificado com o “PT raiz” não apenas reforça a identidade partidária, mas também sinaliza a continuidade do projeto político que tem garantido ao PT protagonismo no Piauí há décadas.

Ao mesmo tempo, a distribuição das vagas ao Senado aponta o equilíbrio necessário para manter aliados estratégicos, como o MDB e o PSD, engajados no projeto governista. Marcelo Castro, com sua trajetória consolidada, e Júlio César, com a força crescente do PSD, são peças-chave nesse xadrez político.

Oposição e os bastidores de Ciro Nogueira

Nos bastidores da política nacional, crescem rumores sobre uma possível reaproximação do Progressistas (PP), partido presidido por Ciro Nogueira, com o governo Lula. O PP, que já integrou a base petista no passado, afastou-se durante o governo Jair Bolsonaro, período em que Ciro assumiu a Casa Civil e se tornou um dos homens de confiança do então presidente. Ciro não poupou críticas a Lula, inclusive após sua vitória sobre Bolsonaro em 2022. Agora, as conversas indicam que o PP poderia assumir um ministério no governo Lula, o que colocaria Ciro novamente próximo da base governista nacionalmente.

Se essa articulação se concretizar, o impacto no cenário político do Piauí será gigante. Hoje, Ciro lidera a oposição no estado, mas uma reaproximação com Lula poderia enfraquecer esse papel, gerando dúvidas sobre sua estratégia política local. Seus aliados se perguntam: Ciro buscará a reeleição ao Senado pela oposição ou fará um movimento para se alinhar ao governo, dissolvendo a polarização no estado? Enquanto isso, Ciro mantém silêncio, deixando o futuro da oposição no Piauí em aberto e alimentando especulações sobre a formação de um possível “blocão” de alianças, onde todos os partidos estariam do mesmo lado.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Peixamento com 400 mil alevinos fortalece preservação e geração de renda no sul do Piauí

Além de restaurar a biodiversidade local, os peixamentos contribuem para fortalecer a pesca artesanal, que é o sustento de...

Após quatro meses de investigações, responsáveis por desviar dinheiro do INSS ainda não foram identificados

Para especialistas, apesar da complexidade das apurações, o processo de investigação é lento por falta de vontade política A Operação...

Servidores da Strans são suspeitos de excluir ilegalmente 2.215 multas e remover 12 mil pontos de CNHs

Os investigados poderão responder por exclusão indevida de dados em sistema público, cuja pena pode chegar a 12 anos...

Nova receita da Coca Cola com açúcar da cana gera debate: mudança afeta a saúde?

Excesso de açúcar na alimentação está associado a maior risco de obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, acúmulo de...
spot_img

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 671,52 A Caixa Econômica Federal paga nessa quarta-feira (23) a parcela de...

Servidores da Strans são alvos de operação da polícia por apagarem 2 mil multas do sistema na gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária contra servidores públicos e funcionários terceirizados...
spot_img

Posts Recomendados