Um ataque cibernético derrubou, temporariamente, diversos serviços institucionais da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O caso foi registrado por volta das 14h30 do sábado (12) e, até este domingo (13), os sistemas seguem apresentando instabilidades.
Em nota, a universidade informou que equipes técnicas da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) iniciaram imediatamente os procedimentos de diagnóstico. Inicialmente, foi identificado por um dos servidores da infraestrutura que algumas máquinas apresentavam travamentos devido ao esgotamento de recursos, especialmente de memória. Um dos servidores de banco de dados chegou a atingir 100% da capacidade de armazenamento.

Foram adotadas medidas emergenciais, como o reinício forçado de algumas máquinas, o que possibilitou o retorno temporário dos serviços. No entanto, as falhas e instabilidades persistiram. Em seguida, foram detectadas execuções de scripts maliciosos em máquinas responsáveis pelos sistemas SIG, o que confirmou a ocorrência de um ataque cibernético que comprometeu parte da infraestrutura da universidade.
Ao longo deste domingo (13), novas tentativas de restabelecimento dos serviços foram realizadas, mas os sistemas continuam falhando logo após serem reativados.
A UFPI informou que ainda avalia a extensão do impacto causado. As equipes da STI permanecem mobilizadas em tempo integral na análise, contenção e recuperação dos sistemas afetados, com prioridade total à segurança e à integridade dos dados institucionais.