Atraso em convênio entre Detran e Strans interrompe emissão de documento veicular no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Devido a situação, motoristas com multas anteriores a abril de 2022, não conseguem quitar os débitos pendentes e, consequentemente, emitir o documento veicular. 

Motoristas no Piauí estão impedidos de emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) devido a não renovação de um convênio de cooperação mútua entre o Departamento Estadual de Trânsito no Piauí (Detran) e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). Devido a situação, motoristas com multas anteriores a abril de 2022, não conseguem quitar os débitos pendentes e, consequentemente, emitir o documento veicular.

O convênio Detran-Strans deve ser renovado a cada dois anos. Contudo, o órgão municipal de trânsito não teria enviado os documentos necessários para a renovação.

“No próprio convênio diz que a Strans teria que se manifestar pela renovação e fazer isso em um prazo de 30 dias. O prazo era até maio, mas não foi feito. Mesmo assim, prezando pela boa prática da administração, oficiamos a Strans dia 30 de maio, mas ela só nos respondeu no dia 09 de junho, último dia útil do convênio. Sabemos que renovação de convênio tem todo um trâmite, tem um checklist, para ser renovado. Até hoje ainda não temos ainda o checklist completo da Strans para poder haver a renovação e eles terem acesso novamente ao sistema do Detran”, esclarece Luana Barradas, diretora do Detran-PI. 

Ela explica ainda as complicações para os usuários devido a não renovação do convênio. 

“As multas que são de competência do município são resolvidas na Strans. O Detran apenas trata a informação para liberar ou não, por exemplo, um documento de veículo. Para ter um documento de veículo você precisa pagar o IPVA, pagar o  licenciamento e está isento de multas. O que pode está ocorrendo é que, algum condutor ou proprietário de veículos, tenha uma multa que não foi penalizada a tempo pela Strans e essa informação não chegou ao Detran. Isso deve estar causando algum empecilho para o proprietário de veículo estar retirando o seu documento do carro. Assim, o usuário não consegue andar regular. Se você tiver uma multa na Strans, você não consegue tirar o seu documento de veículo e você está muito, possivelmente, andando irregular nas vias de Teresina”, explica Barradas. 


STRANS

Por meio de nota, a Strans informou que os procedimentos de baixa de multa por pagamento, baixa de multa por prescrição, penalização de infrações e conversões de multas em advertências, cujas infrações foram lavradas anteriores a 19 de abril de 2022 estão temporariamente suspensos. A Strans informa ainda que o Detran Piauí bloqueou o acesso da Strans ao sistema e que, até o momento, não há data prevista para o retorno das operações.

A nota segue afirmando que já acionou a Procuradoria Geral do Município para judicialização da questão e que está todas as medidas cabíveis para garantir o retorno mais breve possível. 

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Gabigol consegue efeito suspensivo e pode voltar a jogar pelo Flamengo

Clube anunciou a decisão na manhã desta terça-feira, 30, por meio das redes sociais; atacante estava suspenso por tentativa...

Sessão da Câmara de Guadalupe vota projetos de vereadores e decreto da mesa diretora

O presidente da casa, Dr. Dílson Barbosa Gomes, destacou a aprovação do Parecer Técnico do TCE, que foi favorável...

Wellington Dias diz que tem a confiança de Lula para seguir como ministro

"O ministério, ele já deixou claro, não é parte de qualquer negociação", disse Wellington. O ministro do Desenvolvimento Social,...

Lula é multado pelo TSE em R$ 250 mil por propaganda contra Bolsonaro nas eleições

Na propaganda questionada, havia declarações de Bolsonaro sobre a Covid-19 e corrupção O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) condenou a Coligação...
spot_img

Senador Ciro Nogueira tem pedido negado pela justiça para penhorar carro do jornalista Wellington Raulino

O veículo o jornalista é um Volkswagen Siena, ano 2014, que está alienado fiduciariamente. A Justiça do Distrito Federal indeferiu...

Cerca de 43 milhões de pessoas passam fome na América Latina e Caribe

O custo para acabar com a fome e a desnutrição é menor do que o valor gasto pela falta...
spot_img

Posts Recomendados