Bactéria que causa doença rara é encontrada nos Estados Unidos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Alerta nacional foi acionado!

Pesquisadores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, identificaram pela primeira vez em amostras ambientais e domésticas a bactéria que causa a melioidose, uma doença considerada rara e grave. O centro chegou à descoberta da Burkholderia pseudomallei, também chamada de B. pseudomallei, por meio de amostragens de solo e água da região da Costa do Golfo do Mississipi. A informação foi divulgada pelo CDC na última quarta-feira, 27.
A identificação fez os pesquisadores do centro de controle acionar um alerta nacional para todos os médicos dos Estados Unidos. A intenção é chamar atenção para que profissionais da saúde estejam cientes dos sinais e sintomas da melioidose, e que considerem que pacientes que apresentam sintomas da doença possam vir a estar com a enfermidade causada pela bactéria B. Pseudomallei.

Imagem: Reprodução/claudioventrella/Envato

A melioidose é uma doença vista como rara, mas grave. Os sintomas são inespecíficos, mas os pacientes infectados costumam sentir febre, dores nas articulações e dores de cabeça. Segundo especialistas, o quadro ainda pode se agravar para pneumonia, formação de abscessos ou infecções no sangue. Condições que fazem a doença ser letal: de 10% a 50% das pessoas diagnosticadas com melioidose vão à óbito.

No entanto, como os casos da patologia são baixos nos Estados Unidos, o CDC entende que o risco da doença atingir a população, em geral, é muito baixo. O país registra, em média, 12 casos de melioidose por ano, sendo que alguns são importados de países endêmicos.

A bactéria B. pseudomallei tem sido historicamente encontrado em áreas de clima tropical e subtropical, como sul e sudeste da Ásia, norte da Austrália e partes da América Central e do Sul e Porto Rico. As características se assemlham a Costa do Golfo do Mississipi (sul dos Estados Unidos), onde a bactéria foi indentificada pela primeira vez.

O CDC e autoridades estaduais fizeram a coleta de amostras domésticas no local porque duas pessoas, que vivem próximas à região da Costa do Golfo, foram diagnosticados com melioidose com dois anos de diferença – um em 2020 e outro em 2022. A coleta do conteúdo foi feito perto da casa de ambos.

Três das amostras retiradas do solo e da água de poças deram positivo para B. pseudomallei, segundo o CDC. A pesquisa indicou que as bactérias encontradas, possivelmente, foram a fonte de infecção para os dois indivíduos.

A melioidose é causada, justamente, pelo contato direto com B. pseudomallei, que é encontrado em solo e água contaminados. Por essa razão, o CDC alerta que moradores da região, sobretudo os que apresentam saúde mais fragilizada – como ter diabetes, doença renal crônica e doença pulmonar – devem ficar atentos.

As recomendações do centro para diminuir as chances de um possível contrair a bactéria B. pseudomallei são: evitar o contato com o solo ou água barrenta, principalmente se estiver com feridas abertas ou com curativos impermeáveis; usar botas impermeáveis ??ao trabalhar em locais que podem ter contaminações, e usar luvas para proteger as mãos quando for trabalhar diretamente com o solo.

POR ESTADAO CONTEUDO

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

STF tem placar de 3 votos a 0 contra marco temporal

Cristiano Zanin registrou seu voto em plenário virtual O Supremo Tribunal Federal (STF) registrou mais um voto pela inconstitucionalidade do marco...

Deputado do PT diz que Zezé Di Camargo precisa de “tratamento psiquiátrico”; entenda o caso

O cantor sertanejo Zezé Di Camargo criticou a emissora e as filhas de Silvio Santos após Lula comparecer ao...

SBT cancela especial de Zezé Di Camargo após declarações polêmicas do cantor

O cantor sertanejo Zezé Di Camargo criticou a emissora e as filhas de Silvio Santos após Lula comparecer ao...

Deputado Marcus Vinícius leva mais de R$ 500 mil em calçamento para a comunidade L3 em Floriano: veja o vídeo

Investimento destinado pelo deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume visa melhorar mobilidade, acessibilidade e valorização da região em Floriano Por Leônidas...
spot_img

Profissionais usam resina odontológica para reconstruir casco de tartaruga ferida no Piauí

Alguns desses animais chegam ao centro de reabilitação incapazes de nadar ou se alimentar. Dez animais estão atualmente sob os...

Comissão da Alepi aprova que feriados no Piauí sejam remanejados para sexta-feira

Proposta prevê mudança de feriados que caem no meio da semana para a sexta-feira. A Comissão de Constituição e Justiça...
spot_img

Posts Recomendados