Técnicos da rede estadual buscam conter a propagação do novo coronavírus no litoral.
As barreiras sanitárias têm sido ações essenciais e efetivas de controle da propagação do novo coronavírus no Piauí. No litoral do Estado, as barreiras estão sendo intensificadas nas entradas que dão acesso aos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Bom Princípio.
A ação é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa) e com o apoio do Centro Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest), Regional de Saúde, Vigilância Sanitária Municipal e Polícia Militar.
De acordo com o fiscal sanitário da Divisa, Orlando Negreiros, todos os veículos que chegam até as barreiras estão sendo parados pela equipe de fiscalização para fazer a aferição de temperatura dos ocupantes. Além disso, só era permitido adentrar a esses municípios apenas as pessoas que comprovavam residência no local. “É uma medida mais rígida de controle que precisamos ter nesse momento para que a gente consiga reduzir o índice de transmissibilidade da Covid-19 na região litorânea”, destacou o fiscal sanitário.
Segundo o levantamento realizado pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa), desde o início das ações de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus, às vigilâncias sanitárias municipais já realizaram mais de 16 mil notificações de quarentena, em 37 municípios do Estado. “Isso é resultado de um trabalho corajoso e de muita dedicação dos profissionais das vigilâncias sanitárias municipais e de todos aqueles que têm contribuído diretamente nas ações efetivas de enfrentamento do novo Coronavírus no Piauí”, disse a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.
As notificações foram feitas por meio das ações que estão sendo realizadas no interior, incluindo as barreiras sanitárias, bem como os trabalhos realizados pelos serviços de saúde, em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Atenção Básica e outros profissionais.