Indiferente à situação dos aprovados no concurso realizado ainda na gestão do ex-prefeito Geraldin. O atual prefeito ainda não homologou o certame. Com a palavra, o Ministério Público!
Por Leônidas Amorim – Colunista do Portal Cidade Luz
A gestão do atual prefeito de Bertolínia, Rodrigo Martins, tem sido indiferente às pessoas que fizeram o concurso público pela prefeitura municipal ainda na gestão do ex-prefeito Geraldim. O certame foi realizado pelo Instituto LEGATUS em 2024 e contemplou 48 vagas para diversos cargos. As inscrições ocorreram entre 27 de maio e 24 de junho de 2024. A prova objetiva foi aplicada no dia 25 de agosto de 2024, e o resultado geral, com retificação, foi divulgado em 21 de novembro de 2024.

Apesar da divulgação do resultado, o atual prefeito decidiu inovar em sua gestão. Em vez de agilizar a convocação dos aprovados, optou por realizar uma enxurrada de contratações, ignorando e frustrando aqueles que esperavam assumir suas vagas.
Isso ficou evidenciado por meio de publicações no Diário Oficial dos Municípios, nas quais constam contratações temporárias de diversos profissionais, como médicos, nutricionistas, motoristas, técnicos de enfermagem e enfermeiros, com duração de seis meses. No entanto, tais cargos estão previstos no edital do concurso e devem ser preenchidos pelos aprovados, conforme prevê a Constituição Federal.
O Portal Cidade Luz, que já abordou esse tema em outra matéria, volta a tratar do assunto devido a novos desdobramentos. Cansados de esperar a sensibilidade do atual prefeito Rodrigo Martins, que prefere, em muitos casos, gastar o dinheiro público em contratações com dispensa de licitação, como já noticiou o nosso site.
Vendo que o prefeito Rodrigo Martins, até a presente data, não homologou o resultado do concurso, os aprovados resolveram contratar um advogado, que, através deste, enviou “Solicitação para homologação por meio de requerimento coletivo”, requerendo à gestão municipal o imediato cumprimento do certame.
O Ministério Público do Piauí tem atuado fortemente em todo o estado do Piauí, em casos em que gestores municipais deixam de nomear concursados, muitas vezes determinando um prazo para que esses gestores homologuem e empossem os aprovados.




Até o momento, a Prefeitura de Bertolínia não se manifestou publicamente sobre o caso. O espaço do Portal Cidade Luz permanece aberto para eventuais esclarecimentos por parte da gestão municipal.